Comissão aprova visita a estados do Norte afetados pelo cancelamento de voos

By -
Dep. Marcos Rotta

Dep. Marcos Rotta

A Comissão Especial sobre o Cancelamento de Voos na Região Norte aprovou, nesta quarta-feira (27), requerimentos para a realização de seminários nos estados da região afetados pela suspensão de trechos de transporte aéreo.

Os integrantes da comissão também aprovaram pedidos de realização de audiências públicas com representantes de empresas do setor, órgãos de defesa, como a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), além da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Mauro Ribeiro Lopes.

O deputado federal Marcos Rotta (PMDB-AM), integrante da comissão, defendeu a realização de seminários nos estados para conhecer detalhadamente o problema de cada localidade. Depois, ele sugeriu a realização de uma audiência pública conjunta com outras comissões, como a de Defesa do Consumidor.

“Dessa maneira, poderíamos debater contando com todos os elementos, subsídios, informações e dados. Além disso, há cancelamentos já programados, mas que ainda não ocorreram. Uma série de voos serão cancelados no Amazonas a partir de 1º de maio, por exemplo”, ressaltou o parlamentar.

Prejuízos – Em março, Rotta solicitou, via ofício, um posicionamento da Anac e a Senacon sobre a suspensão. Somente em Manaus, foram interrompidos voos para Rio de Janeiro, Boa Vista, Fortaleza, Miami, Portugal, além de voos para cidades do interior do estado.

O deputado defende uma mudança na maneira de atuar das agências reguladoras, com o objetivo de diminuir o índice de práticas abusivas por parte das empresas.

Mario Dantas