Começa o Ano Novo Judaico

By -

ano-novo-judaico1Da Redação – Foi apresentada à Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma moção de congratulação (0997/2014) à Comunidade Israelita, por conta da comemoração do Rosh Hashanah 5.775, Ano Novo Judaico, que é comemorado nos dias 25 e 26 de setembro de 2014. A iniciativa foi do vereador Dr. Isaac Tayah. 

Rosh Hashanah – O nome é atribuído ao dia da concepção do mundo pela tradição rabínica. Portanto, neste dia começa o novo ano para os judeus. A comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de tishrei, conforme o costume, para se garantir a comemoração no dia correto nas comunidades da Diáspora. Ele começa no pôr do sol do dia anterior e segue até o anoitecer do dia posterior.

Shana Tová é a saudação tradicional do Rosh Hashanah e significa “Bom ano”. Alternativamente usa-se Shana Tovah Umetukah, que significa “Um ano bom e doce”. Rosh Hashaná é também considerado o “dia do juízo” – quando Deus inscreve, em três livros, o destino dos justos, dos não tão justos e dos absolutamente ímpios, respectivamente.

Os justos são imediatamente selados no livro da vida; aos não tão justos, são dados 10 dias para reparar e refletir sobre suas transgressões; os ímpios, segundo o Talmud, “são riscados do livro da vida para sempre.” Por essa razão, na primeira noite de Rosh Hashanah, após as preces vespertinas é costume desejar: “Que você seja (imediatamente) inscrito e selado (no livro da vida) para ter um bom ano (e uma vida boa e pacífica)”. (Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil