Começa a temporada junina dos Centros de Convivência

By -
festas-juninas-01Foi dado o pontapé inicial para a temporada junina nos Centros de Convivência da Família e do Idoso, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da  Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas). A festança teve início nesta sexta-feira (3), com o 8º Arraial do Idoso, no Centro de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona sul. No local, o público pôde apreciar apresentações de quadrilhas e danças, além de barracas personalizadas com variados pratos de comidas típicas da região.

 
De acordo com a secretária da Seas, Regina Fernandes, a temporada junina já é tradição no calendário cultural dos Centros de Convivência. “A orientação do governador José Melo é promover o incentivo e o fortalecimento da convivência familiar e comunitária por meio de atividades sociais”, informou.
 
Foram mais de 15 atrações, entre apresentações de dança, teatro, coral e atração musical, que irão garantir a animação do Arraial, que durou mais de seis horas e lotou o Ceci. “Todos os anos, nós recebemos em torno de 1.500 pessoas, entre familiares, usuários do Centro de Convivência e a comunidade em geral, e neste ano não é diferente!”, ressalta Emilson Araújo, coordenador cultural do Centro de Convivência do Idoso.
 
festas-juninas-02Vitalidade – A aposentada Sandra Mota da Conceição, 52, que interpretou a “noiva da quadrilha” esbanjou vitalidade e saúde em sua apresentação. “Hoje, eu pude mostrar para todas essas pessoas a minha vitalidade e felicidade. Isso aconteceu graças as atividades que eu realizo aqui no centro. Estou mesmo muito feliz”.
 
Além das apresentações que cativaram a plateia animada, as diversas barracas de comida típica, entre elas os tradicionais milho cozido e mingau de mugunzá, também fizeram sucesso durante o arraial.
 
“As danças estão maravilhosas e estão todos de parabéns. Isso sem falar da variedade de guloseimas juninas que estão disponíveis aqui. Em um momento como o que estamos vivendo, festas e celebrações fazem toda a diferença para a população”, disse a dona de casa, Graça Lima, 61, uma das mais animadas durante a celebração.
 
festas-juninas-03Confira a programação:
 
10 de junho – Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (a partir de 16h).
 
Endereço: Av. Brasil, s/nº – Santo Antônio 
 
17 de junho – Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo (a partir de 18h).
 
Endereço: Rua 5, s/nº, Conj. Costa e Silva – Raiz 
 
17 e 18 de junho – Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (de 18h às 22h).
 
Endereço: Rua Gandú, nº 119, Núcleo 8 – Cidade Nova 
 
23 de junho – Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março ( a partir de 18h).
 
Endereço: Rua 21, nº 453 B, Conj. 31 de Março – Japiim 1 
 
24 e 25 de junho – Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo ( de 17h às 22h).
 
Endereço: Av. Itaepé, nº 373, Amazonino Mendes 
 
1º de julho – Centro Estadual de Convivência da Família Miranda Leão ( de 14h às 19h).
 
Endereço: Rua Lóris Cordovil, s/nº – Alvorada 1 
 
1º de julho – Centro Estadual de Convivência do Idoso Honorina Lopes. 
 
Endereço: Rua Auton Furtado, nº 228, Cidade Nova – Iranduba

Roberto Brasil