Começa a contagem regressiva para as Olimpíadas Rio 2016

By -
Estou muito feliz em poder levar esse evento para a cidade, declarou Artur Neto

Estou muito feliz em poder levar esse evento para a cidade, declarou Artur Neto

Começou a contagem regressiva. A abertura do ano olímpico foi feita na tarde desta quarta-feira, 05, pela presidente Dilma Rousseff e pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Carlos Arthur Nuzman, em solenidade realizada na Cidade das Artes, Rio de Janeiro, marcando os 366 dias que faltam para o maior evento esportivo do planeta que deverá ser assistido por quatro bilhões de pessoas e disputado por aproximadamente 12,5 mil atletas de 206 nações em 28 modalidades esportivas, de 5 a 21 de agosto do próximo ano.

A cidade de Manaus, uma das cinco cidades sedes do futebol olímpico, foi representada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e pelo coordenador municipal do Comitê Organizador, Bernardo Monteiro de Paula. A solenidade reuniu, ainda, representantes de todos os estados envolvidos.

O prefeito, que trabalhou com afinco para garantir que a cidade de Manaus fosse escolhida como uma das sedes das Olimpíadas, disse que, agora, o objetivo é superar o feito conseguido durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, quando a cidade foi apontada como a melhor sede e a mais hospitaleira. “Já que estamos falando em ideal olímpico, que é competir, mas também vencer, vamos nos preparar para vencer mais essa. O objetivo é superar o que foi realizado na Copa do Mundo. Estou muito feliz em poder levar esse evento para a cidade, gostaria de ter mais investimentos federais, mas vamos fazer o que é possível com os nossos recursos e com os recursos do governo do Estado. Mas quem tem Manaus, tem um poder muito grande e a crise fica menor”, disse o prefeito.

O presidente da Manauscult e coordenador municipal do Comitê Organizador das Olimpíadas em Manaus também destacou o compromisso da cidade na realização de um grande evento e de como a cidade é, cada vez mais, um alvo potencial de turistas de todo o mundo. “Eventos como a Copa, como as Olimpíadas, reforçam o turismo de nossa cidade. Tudo isso é fruto de investimentos, até porque a cidade só é boa para o turista, se é boa para o cidadão. O entrosamento entre prefeitura e governo do Estado é o diferencial. Temos capacidade de receber sim grandes eventos.

artur-olimpiadas-2016-2Ano Olímpico em Manaus

Última das cinco cidades a ser confirmada como sede do Torneio de Futebol Olímpico, Manaus será a primeira a assinar o Host City Contract (Contrato de Cidade Sede), o que acontecerá nesta quinta-feira, 6, no Teatro Amazonas, como parte da programação de abertura do Ano Olímpico na cidade. O contrato terá a chancela do prefeito Arthur Virgílio Neto, do governador José Melo e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos eParalímpicos Rio 2016 para a realização dos jogos de futebol na cidade.

O evento comemorativo é realizado pela Prefeitura de Manaus e Governo do Estado. A programação tem promessas de grandes surpresas, além do lançamento da campanha “Manaus nas Olimpíadas”, com jingle em ritmo de boi-bumbá e interpretação de Márcia Siqueira e Orquestra Filarmônica do Amazonas e lançamento de três programas de legado social (Transforma, Voluntários e Voluntários Local).

Manaus receberá seis jogos do Torneio de Futebol Olímpico – quatro do masculino e dois do torneio feminino –, que serão realizados na Arena da Amazônia, nos dias 4, 7 e 9 de agosto de 2016. A festa das torcidas também irá acontecer nos “Live Sites”, espaços projetados na Ponta Negra, zona Oeste, e no Largo São Sebastião, Centro, para que turistas e moradores acompanhem as competições.

Roberto Brasil