Combater a Violência no Trânsito deve ser um compromisso de todos

By -

“Nós somos o trânsito” . Com esse slogan definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Manaus se mobiliza para despertar em motoristas, pedestres, ciclistas e todos que compõem o trânsito,  o sentimento de torná-lo um espaço mais seguro.  Orientações a pedestres e outras ações educativas fazem parte da programação da 4ª Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito, que acontece até o dia 28 de março.

A Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito foi instituída em 2014 como um alerta para combater a imprudência no trânsito. A proposta é lembrar o acidente no dia 28 de março daquele ano, que resultou na morte de 16 passageiros de um micro-ônibus que trafegava na Av. Djalma Batista.

Além de Manaus, todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito vão utilizar o slogan como marca da programação que será realizada até o dia 28 de março.  Na capital amazonense, educadores e agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) fazem as atividades nas vias da cidade.

Além do trabalho das equipes do trânsito , é sempre bom relembrar que o comportamento responsável e o respeito às normas de trânsito, fazem a diferença no cotidiano . Manter a atenção, ser gentil e adotar um comportamento responsável ao volante evita conflitos,  contribui para um trânsito mais seguro e, assim,  reduz o número de acidentes e mortes. No trânsito, as decisões e atitudes de cada um,  refletem sobre todos os outros que também circulam nas rodovias e vias urbanas.

Confira a programação

Abertura da Semana

Dia 26/03: Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans)  em trabalho de orientação na avenida Autaz Mirim, trecho próximo à avenida Hilário Gurjão, uma das áreas com maior ocorrência de vítimas fatais em acidentes de trânsito de Manaus.

Dia 27/03: Abordagem educativa a motociclistas. Ação com o “Cine-Moto”, que consiste em encaminhar motociclistas – flagrados em irregularidades de trânsito – para uma sessão de cinema educativo que informa o comportamento correto desses condutores.

Dia 28/03: Encerramento da Semana, com inauguração do memorial em homenagem às vítimas no local do acidente do dia 28 de março de 2014.

Roberto Brasil