Combate às Hepatites Virais nas unidades prisionais

By -

hepatite-CARTAZA campanha da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28 de Julho) prossegue nesta semana, com ações na Fundação Alfredo da Matta (Fuam) e em nove unidades prisionais de Manaus. 

A partir de terça-feira (12), até quinta-feira (14), a programação da campanha será desenvolvida em nove unidades prisionais de Manaus, com a oferta de testagem rápida para Hepatites B e C. Nesses locais, também será distribuído material informativo sobre a doença. A estimativa é de que atinja 1.500 pessoas.

As Hepatites podem ser causadas pelos vírus do tipo A, B, C, D e E e comprometem o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Os tipos considerados mais graves – B, C e D – podem ser transmitidos por meio da relação sexual desprotegida, transfusão de sangue e derivados contaminados, uso de drogas, compartilhamento de seringas agulhas, escova de dentes, lâmina de barbear e outros objetos, aleitamento materno e transmissão  vertical (de mãe para o bebê, durante o parto).

Roberto Brasil