Combate ao desemprego é tema de encontro entre secretários do Trabalho do AM e SP

By -

A criação de programas de combate ao desemprego foi um dos temas discutidos hoje, quinta-feira  (23), na reunião entre o secretário do Trabalho do Amazonas, Dallas Filho, e o secretário de Emprego e Trabalho de São Paulo, Eufrozino Pereira.

A reunião aconteceu na sede da secretaria de Emprego de São Paulo, na capital paulista, onde Dallas Filho apresentou as ações do Governo do Amazonas para aumentar a oferta de empregos para os trabalhadores do Amazonas.

No encontro de secretários houve troca de informações sobre programas que podem sem implantados em São Paulo e no Amazonas. O secretário de São Paulo quis saber como funciona a parceria da Setrab-AM com as empresas do Polo Industrial de Manaus.

Dallas Filho explicou que o Governo do Amazonas está retomando parcerias com grandes indústrias, como Samsung e Panasonic, entre outras, para encaminhar trabalhadores para o emprego.

“A parceria com as empresas estava suspensa há mais de dois anos. Estamos retomando esses acordos para ajudar os trabalhadores desempregados”, explicou Dallas Filho.

Várias indústrias da Zona Franca de Manaus estão abrindo as portas para a Setrab. “São fábricas do polo de duas rodas, eletroeletrônicos e celulares que retomarão as contratações no início de 2018. A Setrab será parceira dessas fábricas”, acrescentou Dallas Filho.

O secretário de emprego de São Paulo explicou como funciona o Programa de Qualificação Profissional do Estado de São Paulo. Segundo Eufrozino Pereira, o programa é responsável pela requalificação de milhares de trabalhadores que estavam excluídos do mercado de trabalho.

“O programa oferece cursos gratuitos especialmente criados para o devolver, rapidamente, os trabalhadores ao mercado de trabalho”, disse Eufrozino. “Queremos que a mão de obra seja reabsorvida e que permaneça empregada. Por isso o programa busca o aperfeiçoamento daquele profissional”, destacou o secretário.

Troca de experiências sobre artesanato 

Ainda na capital paulista, o secretário da Setrab conheceu a Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades (Sutaco). Dallas Filho foi recebido pela subsecretária Elizabete Bacelar, que mostrou produtos artesanais produzidos em São Paulo, como cosméticos, perfumaria, alimentos e bebidas.

Dallas Filho afirmou que muitos dos produtos feitos por artesãos paulistas podem ser feitos no Amazonas, auxiliando os artesãos locais a aumentar a oferta de produtos aos consumidores. “São ideias novas que podem ser mescladas aos produtos e artigos já produzidos pelos artesãos do Amazonas”, planeja o secretário.

Roberto Brasil