Comando da Polícia Militar realiza evento militar em alusão ao Dia da Bandeira

By -

dia-da-bandeira-pmam-colagem-2A Polícia Militar do Amazonas realizou neste sábado evento militar em comemoração ao dia da Bandeira. O Comandante Geral da Instituição, Cel PM Augusto Sérgio comandou o evento que foi realizado às 12h de hoje (19), no pátio do comando geral, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. 

O dia da bandeira é um evento tradicional da polícia militar realizado sempre no dia 19 de novembro de cada ano, alusivo ao dia 19 de novembro de 1889, data em que o regime imperial passa a República Federativa, quando a reforma do governo. A Bandeira Nacional tem sua simbologia representada pelo patriotismo, as matas, o céu estrelado brasileiro, o ouro e o lema positivista “ordem e progresso” presente cortando o azul do “lábaro” nacional, em uma faixa branca que simboliza a paz. 

dia-da-bandeira-pmam-3Durante o evento foi realizado o hasteamento do pavilhão nacional onde foi realizado a incineração das bandeiras usadas e consideradas inservíveis e a substituição por novas bandeiras. O Sub Tenente PM Marcolino, representou a praça mais antiga, foi chamado para fazer a incineração das bandeiras, ao som da banda de música da Polícia Militar que entoou o canto Hino Nacional e o canto a Bandeira. 

Participaram do evento o Comandante Geral da PMAM, Cel PM Augusto Sérgio, Cel PM Sávio, Chefe do Estado Maior, e o Cel PM Rubens de Sá, ex-comandante geral da PMAM e a tropa composta por policiais militares do complexo do Comando Geral. “A data é importante pois representa o culto aos nossos símbolos e a bandeira nacional é nosso símbolo maior, o patriotismo”, afirmou Cel Augusto Sérgio.

Roberto Brasil