Com verba de P&D das indústrias, José Melo anuncia plano para expandir qualificação tecnológica de alunos da rede pública

By -

_DSC7927

Alunos de escolas públicas de Iranduba e Humaitá (a 27 e 590 quilômetros de Manaus, respectivamente) são os próximos a receber o Programa de Formação de Desenvolvedores de Software, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e a empresa TPV. O governador José Melo adiantou nesta terça-feira, 20 de outubro, que está articulando com empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) a ampliação de iniciativas como essa a partir do uso de parte dos recursos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das empresas.

_DSC8553

A informação foi divulgada pelo governador durante entrega de tablets a professores da rede municipal, como parte do Pacto pela Educação do Amazonas, e reunião com estudantes que participam do Programa de Formação de Desenvolvedores de Software em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus). O programa é mantido pelo Governo do Estado no município e também em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) desde o início do ano, com a capacitação de 800 alunos do ensino médio, com o objetivo de montar escritórios para prestação de serviços em tecnologia.

“A ideia é, até o final do nosso Governo, levar o programa a 14 municípios-polo. O futuro que esperamos com essa iniciativa é que os jovens possam montar escritórios para prestar serviços de tecnologia, permitindo que daqui do Amazonas possamos prestar serviços a empresas do mundo todo, gerando renda no interior do Estado”, destacou o governador.

Mario Dantas