Com lançamento nesta quinta-feira, obra aborda análises políticas e econômicas da ZFM

By -
Maurício Brilhante de Mendonça

Maurício Brilhante de Mendonça

Nesta quinta-feira, 21, às 18h30, será lançado o livro “O Processo de Decisão Política e a Zona Franca de Manaus”, de autoria de Maurício Brilhante de Mendonça, professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A obra aborda a história da ZFM, com dados do Polo Industrial de Manaus (PIM), além de aspectos conceituais sobre políticas públicas e processos de decisão política. O lançamento ocorrerá no Café No Ar, localizado na Rua Rio Purus, 458, Vieiralves, zona Centro-Sul.

 

O livro foi desenvolvido a partir da experiência acumulada do autor no estudo da ZFM enquanto política de Desenvolvimento Regional, na sua atuação como servidor de carreira da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), entre 2008 e 2009, e no acompanhamento sistematizado das questões políticas, econômicas e sociais que circundam a ZFM.

 

“O atual momento de crise econômica e de dificuldades do Modelo ZFM é uma boa hora para ler o presente estudo, como roteiro para compreender melhor os processos decisórios, as decisões e a execução das políticas públicas, relacionando essas ações com os diversos grupos de interesse existentes na sociedade, que ora formam coalizões, ora entram em conflitos”, afirma o autor.

Resultado de uma pesquisa empreendida entre 2009 e 2012 na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), a publicação tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

O texto possibilita ao leitor imergir em situações empíricas e análises teóricas inerentes às decisões e atividades do PIM em temas que transitam pela economia, administração, políticas públicas, ciência política, história, geografia, direito e outros campos do conhecimento.

O conteúdo do livro é relevante para profissionais, pesquisadores ou estudantes de graduação ou pós-graduação com interesse em políticas públicas e nos processos decisórios para a formulação destas, e para qualquer pessoa que tenha interesse na trajetória, resultados, dificuldades e possibilidades da ZFM – especialmente os profissionais, empresários, empregados, consultores, gestores públicos e privados, professores, pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação que tratam do tema.

Mario Dantas