Com entrada de 1kg de alimento, Acopajam realiza 1ª Copa APAE de Judô, neste sábado

By -

13332838_1093391860735619_8594854401006963035_n

A Associação Comunitária de Pais e Alunos de Judô do Amazonas (Acopajam), realiza na manhã deste sábado, 12, a 1ª Copa APAE de Judô. O evento será realizado no Ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizado na avenida Perimetral, s/nº, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.

O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla da entidade Apaeano. A realização do evento é da Acopajam com apoio da Prefeitura de Manaus, Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Magistral e Federação Amazonense de Judô (Fejama).

As disputas acontecerão no festival infantil, até 8 anos de idade, além do mirim de 9 a 11 anos e na categoria absoluto, masculino e feminino, sem divisão de peso. Os atletas participantes das disputas, assim como, o público em geral contribuirão com um 1kg de alimento não perecível, que será destinado a Apae Manaus.

Há 35 anos na modalidade, sendo faixa preta 5º dan no judô e jiu-jitsu, o diretor técnico da Acopajam, Gláucio Mendonça, disse que a entidade firmou uma parceria com a Apae para realizar a competição e ajudar quem precisa de muito amor e carinho.

– É uma instituição que realiza um trabalho muito relevante em nosso Estado e na nossa cidade. Nesse sentido, estamos promovendo esse evento, por isso, pedimos aos participantes e o público que prestigiem, mas acima de tudo, levem sua contribuição de 1kg de alimento não perecível – disse e revelou como surgiu a ideia da competição.

– Nós entramos em contato com a Apae para realizar um torneio de futsal, mas lá me apresentaram a realidade em que as pessoas com deficiência passam. É importante que a comunidade e a sociedade empunham a bandeira da solidariedade. Hoje, a Apae tem pessoas abnegadas, que trabalham por um ideal, por esse motivo, precisam de nossa ajuda e compreensão – comentou o dirigente, que coordena o projeto Judô Semed, na Secretaria Municipal de Educação, além de ser também professor da Secretaria do Estado da Educação (Seduc).

Para cada naipe da categoria absoluto a premiação será no valor de R$ 500. A expectativa é que a Copa APAE de Judô reúna cerca de 250 atletas, entre crianças e adultos. A coordenação aguarda uma arrecadação equivalente a 750 kg.// Paulo Rogério

Mario Dantas