Colônia de Férias do Parque Nascentes do Mindu faz a alegria das crianças da Cidade de Deus

By -

MR COLONIA DE FERIAS NSC . PARQ DO MINDU (7)

O Parque Municipal Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, zona Leste, foi palco nesta terça-feira, 21, do II Circuito Verde de Colônia de Férias, realizado pela Prefeitura de Manaus. A programação fez a alegria das crianças da comunidades Areal do Mindu, São Jerônimo e Santa Bárbara, situadas no entorno da unidade de conservação, bem como moradoras de outras áreas da cidade. O circuito contou com atividades recreativas e de sensibilização ambiental, trabalhando temas como queimadas urbanas, recursos hídricos e resíduos sólidos.

MR COLONIA DE FERIAS NSC . PARQ DO MINDU (4)

A ONG Grupo de Amigos Voluntários Independentes do Amazonas (Gaviam), especializado em proteção e defesa civil, levou ao parque um cão labrador treinado para atuar em situações de busca e salvamento na selva. O Circuito Verde é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com a apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

MR COLONIA DE FERIAS NSC . PARQ DO MINDU (1)

A estimativa é de que a colônia no Nascentes do Mindu reúna, em dois dias de realização do evento, aproximadamente 240 crianças. De acordo com a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Kelly Souza, as comunidades sempre respondem de forma positiva às atividades relacionadas ao parque por entender a sua importância. “Nosso principal intuito é estabelecer o contato da crianças com um parque natural e suas peculiaridades, proporcionando a elas a oportunidade de aprender e fazer descobertas”, explica Kelly Souza. As crianças foram divididas em grupos, com cores diferentes, cada um representando uma temática específica.

“Trabalhamos a temática significativa das cores relacionadas aos elementos: vermelho o fogo das queimadas, azul a água das nascentes do Igarapé do Mindu preservadas pelo parque e amarelo o resíduo reaproveitável, a exemplo do metal e da garrafa pet, sempre dando oportunidade da criança se expressar por meio de desenhos e pinturas neste ambiente natural e de contemplação”, explica Kelly Souza. A dona de casa Vânia Chagas de Andrade, 37, moradora da comunidade Santa Bárbara, levou os três filhos – de nove, sete e dois anos – , para participar das atividades recreativas.  “É muito bom estar aqui com eles porque estamos interagindo com a natureza de uma forma bastante agradável”, resumiu. A pequena Natacha Ferreira Fonseca, 10, moradora da comunidade São Jerônimo, se disse encantada com a colônia. “Estou gostando muito porque estou aprendendo a conservar a natureza brincando”, afirmou.

ASS - 21-07-15 - Colônia de Férias do Parque Nascentes do Mindu (2)

O Circuito Verde de Colônias de Férias prossegue nesta quarta-feira, 22, com mais atividades no Parque Nascentes do Mindu, entre elas a presença dos contadores de histórias e da União de Politica Animal (UPA).

O Parque Nascentes do Mindu está localizado na Rua Andorinha, s/n,. Cidade de Deus. Nos próximos dias 23 e 24/07, a programação acontecerá no Espaço Verde Campo Dourado, no Loteamento Campo Dourado, na Cidade Nova, zona Norte. A área verde fica situada na Rua Santa Terezinha, esquina com a Rua Fortaleza, com acesso pela Avenida G.

Mario Dantas