Coleta Seletiva passa por 17 conjuntos residenciais

By -

coleta-lixo-manaus1Somente nesta quarta-feira, 02, a coleta seletiva da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) acontece em 17 localidades dentro de conjuntos residenciais, bairros e condomínios. As rotas são realizadas pelos caminhões da coleta seletiva que passam porta a porta recolhendo materiais recicláveis em Manaus.

Dentre os pontos que serão percorridos durante todo o dia, estão os Conjuntos dos Advogados, Kíssia I e II, Andirá, Déborah, Encontro das Águas, Abrahão Pazuello, Aripuanã e as Vilas do Asa, Plácido de Castro, Cigs, Marechal Dutra e Militar Guararape, entre outros condomínios, localizados nos bairros do Japiim (Zona Sul), Dom Pedro (Zona Centro Oeste), Ponta Negra (Zona Oeste) e Compensa (Zona Oeste).

As rotas são realizadas por equipes destacadas pelas empresas concessionárias da coleta domiciliar. “A coleta seletiva tem mudado o cenário da reciclagem em Manaus e modificado o hábito da população que, hoje, valoriza mais a separação do lixo e a destinação de materiais para a reciclagem. Ainda é um universo pequeno, mas que cresce a cada dia. A Prefeitura mantém 12 rotas fixas de coleta seletiva, mas a intenção é aumentar ainda mais esse itinerário”, explicou Paulo Farias, secretário da Semulsp.

Após a coleta dos resíduos porta a porta, os caminhões transportam o material a grupos de catadores integrados em associações ou cooperativas cadastradas na Prefeitura de Manaus. “É mais uma importante fonte de recursos para os catadores, que recebem diretamente nos galpões materiais para melhorar sua produção”, comentou Paulo Farias.

Roberto Brasil