Coari pretende produzir pescado

By -

criacao-peixe

A proposta de ampliar a área de produção de peixes em 200 hectares no município de Coari (distante 362 quilômetros de Manaus) e torná-lo o maior produtor de pescado do estado do Amazonas foi debatida pelo prefeito da cidade Adail Pinheiro (PRP) na última quarta-feira (29), em reunião com de aquicultures locais e com o secretário executivo de Pesca e Aquicultura do Estado do Amazonas, Geraldo Bernardino e sua equipe.

O projeto adotado pelos governos estadual e municipal prevê o aumento da capacidade de produção no município, de acordo com o Programa para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura no Amazonas (Prodepam), implantado pelo governador Omar Aziz (PSD) e mantido através de secretarias, órgão públicos de produção da economia primária, de fomento e parcerias com prefeituras municipais.

Para Adail Pinheiro, o município tem tudo para se destacar, já que tem tradição no ramo, agora dispõe de amplo apoio técnico e financeiro “e nota-se que há muito interesse por parte dos produtores em alavancar a economia do município, através da aquicultura. Até a ração vai ser subsidiada”, comemora o prefeito.

Com larga experiência em Engenharia de Pesca, Geraldo Bernardino revelou com entusiasmo a grande necessidade que a capital amazonense tem de pescado. Ele garante que a produção de peixes e outras espécies aquáticas economicamente viáveis, chegam a ser 6 vezes mais lucrativa que a produção de soja e quatro vezes mais que a criação bovina. “Temos que aproveitar o nosso potencial, colocar a água como geradora de renda e alimentos”, destacou o secretário.

A Secretaria de Agricultura e Infraestrutura Rural foi disponibilizada pelo prefeito para dar total apoio aos produtores, o qual adiantou que em breve o município vai estar recebendo uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira, para serem utilizados na construção de tanques. “Apoio financeiro está garantido através da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e da rede bancária. O que precisar, a prefeitura está pronta para ajudar”, finaliza o prefeito.

Redação