CMM oferece nova tecnologia para parlamentos do interior

By -

Ver. Wilker Barreto

Da Redação – Na última quinta-feira (30), o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Wilker Barreto, esteve na solenidade de lançamento regional do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. Durante seu pronunciamento, o presidente do poder legislativo manauara anunciou o projeto ‘Câmara Social’.

“A câmara municipal de Manaus é o quinto maior parlamento municipal do Brasil. Nós temos 41 vereados, ficando apenas atrás de São Paulo, Rio, Salvador e Fortaleza. Recai sobre nós uma grande responsabilidade. Em abril, a câmara lançará um projeto denominado Câmara Social. Nós já estamos em contato com alguns presidentes de câmaras do inteiros e vamos dar todo o suporte legislativo, jurídico, de controladoria, revisão de leis, treinamento com os órgão controladores para o fortalecimento das atividade legislativas no nosso interior”, destacou.

Hoje a Prefeitura de Manaus conta com um dos data centers mais modernos do país que foi o embrião do projeto Cidade Inteligente. O processo de digitalização da PMM que começou em 2012 chegou a CMM ainda esse ano e está em fase final de implementação.

“Fizemos um termo de cooperação técnica e a prefeitura de Manaus repassou R$ 1,5 mi através do nosso fundo que permite hoje à nossa câmara municipal, com exceção do Senado da República, ser o segundo parlamento totalmente digital do país”, afirmou Barreto.

O investimento repassado está distante da realidade para muitos parlamentos do interior do estado, no entanto essa tecnologia pode ser compartilhada a custo zero bastando apenas que as câmaras façam um termo de parceria com CMM. Municípios como Coari e Tapauá já entraram em contato e o primeiro termo de cooperação técnica deve ser assinado pela prefeitura de Amaturá. (Luciano Farias)

Roberto Brasil