City tour e palestra sobre saber indígena na programação da Semana do Turismo

By -

semana-do-turismo-1Nesta quarta-feira, 23, um city tour com crianças e a palestra “Os saberes indígenas do passado voltados à modificação da paisagem” são destaques na programação da Semana do Turismo, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), até o próximo dia 28.

O city tour será realizado com 35 crianças do Lar Batista Janell Doyle, a partir das 15h. O passeio irá percorrer pontos turísticos da cidade, entre eles o Mercado Adolpho Lisboa, e fará uma parada no Paço da Liberdade, Centro Histórico. “Nós queremos fomentar o turismo não só para os turistas, mas também para o próprio manauara, para que ele vá conhecer os espaços da sua cidade”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

semana-do-turismo-2Localizado nas proximidades do Palácio Rio Branco e da praça Dom Pedro II (Rua Gabriel Salgado, s/n), o Paço da Liberdade chama a atenção pela arquitetura neoclássica, que reúne aspectos primordiais da história local e hoje é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também abriga o Museu da Cidade e oferece exposições de longa duração disponíveis para o público, como a ‘Coleção Thiago de Mello’ e a ‘Pedra Fundamental da Pinacoteca Municipal’. Atualmente, está em cartaz a exposição de fotografias “Imagine France – A Viagem Fantástica”.

Também no Centro Histórico, acontece a palestra “Os saberes indígenas do passado voltados à modificação da paisagem”, que será ministrada pela arqueóloga Vanessa Benedito. O encontro tem entrada gratuita e será realizado às 15h, no Les Artistes Café Teatro, na Av. Sete de Setembro, 377, Centro.

semana-do-turismo-4Audiência pública

Com o tema “A importância da Educação para o desenvolvimento do Turismo no Município de Manaus”, na tarde de ontem (segunda-feira), 21, foi realizada audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM), marcando a abertura da Semana do Turismo. A solenidade contou com a presença de representantes de órgãos ligados ao turismo na capital e no estado, como a Manauscult e a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), além de instituições de ensino superior da área e o próprio trade turístico.

Para o vice-presidente da Manauscult, José Augusto Cardoso, a discussão sobre a área marca também um momento de celebração. “Temos muito o que celebrar: só de 2008 a 2011, aumentamos nosso número de turistas no Estado de 200 mil para 1,1 milhão. Além disso, Manaus foi escolhida para sediar as Olimpíadas no ano que vem, coroando o resultado e a repercussão que tivemos na Copa do Mundo de 2014”, destacou Cardoso. “A Semana do Turismo vem no sentido de nos aperfeiçoarmos mais, reunindo a academia e o trade para debater esse campo através de palestras, workshops e encontros”, completou.

Roberto Brasil