Cidade Garantido lotada: Povo Garantido festeja Cd “Celebração”

By -

ISRAEL LANÇAMETO

Animação e emoção deram a tônica da festa de lançamento do CD “Celebração”, que aconteceu na noite de sábado, no Curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido) em Parintins. Cinco mil pessoas lotaram o espaço fincado na Baixa do São José.

Abrindo a programação, os levantadores Théo Neves, Leonardo Castelo e Rodrigo Montenegro fizeram um pout-pourri de toadas de várias épocas. No set list “Louco Torcedor”, “Pura emoção”, “Alma de guerreiro”, “Os camisa encarnada”, “Poema Garantido”, “Isso é Garantido”, “Índio do Brasil” entre outras  embalaram a galera vermelha e branca.

_MG_0107

Por volta de meia-noite, a batucada encarnada deu o tom para o começo da programação com o apresentador Israel Paulain fazendo a tradicional contagem e levantando (literalmente) os torcedores encarnados ao cantar “A contagem”, “Eterno Campeão” e “Os camisa encarnada”.

A seguir, o levantador Sebastião Júnior entrou entoando a toada tema “Celebração”. Logo depois entra o amo Tony Medeiros tirando o primeiro verso. Na sequência é a vez de Sabá cantar “Universo Tribal”, “Karajá” quando aconteceu a evolução do pajé André Nascimento.

_MG_0100

No segundo bloco, foi à vez de “Eu sou a toada”. Nessa hora, o levantador  se emocionou e chorou no palco. Depois entrou as toadas “Musa rainha” e “Terra brasileira”. As duas últimas serviram para a evolução da rainha do folclore Isabelle Nogueira. Ainda nessa sequência foi a vez de  “Lendárias Amazonas”. Em “Monstro Yapuriã” aconteceu a apresentação da cunhã poranga Verena Ferreira. Encerrou a segunda parte, a toada “Encanto da Paixão”.

 

LANÇAMENTO

“Caldeirão Vermelho” abriu o terceiro bloco musical, tendo na sequência “Estande de Artes” e “Eu sou Garantido, Garantido” que serviram de base para evolução da porta-estandarte, Daniela Tapajós. O boi Garantido evolui em  “Garantido de fé” e a sinhazinha da fazenda, Djidja Cardoso entra para evoluir em “Canto da galera”. O bloco encerra com “Auto do boi Garantido”, onde acontece a celebração folclórica.

Encerrando a programação, no bloco 4, teve “Cabocla sacaca” e depois Legado do seringueiro” com a participação do amo Tony Medeiros. “Yuruparii”, “Macacos vermelhos” vem a seguir e “Isso é galera” encerra a festa de lançamento com a apoteose com a participação de todos os itens oficiais.

Na passagem dos blocos, o apresentador Israel Paulain cantava toadas de outros anos animando a galera.  “Estou encantada com a festa. É a primeira vez que participo e estou adorando  toda essa energia que a gente sente ao ouvir as toadas. Com certeza o Garantido me conquistou”, disse  a publicitária Maria Clara.

O presidente Adelson Albuquerque disse que o evento foi um sucesso. “Estamos bastante satisfeitos com a festa de lançamento. A Cidade Garantido lotada e a galera animada mostram que acertamos na programação e produção”, avaliou.

Texto: Chris Reis / Fotos: Paulo Sicsú 

Mario Dantas