Cidadania marca celebração do dia do Índio em Maués

By -

DSC_4587 (Copy)

Realizada na Comunidade Vila Nova II, na região do Marau, a 4ª edição da Prefeitura Itinerante foi marcada pela cidadania ao povo Sateré Mawé.

Respeitando as tradições culturais, hábitos e costumes a celebração ao Dia do Índio, reuniu serviços essenciais do governo municipal. Foram expedidas em parceria com o Cartório do 1º ofício, cerca de 500 Certidões de Nascimento, além de RG e CPF com a equipe da SEJUS-AM.

DSC_4616 (Copy)

Para o professor indígena Joede Michiles, há muito tempo o povo sateré esperava pelo momento. “Todos agora terão cidadania. É o primeiro documento que torna uma pessoa cidadã. Sem ele é como se não existisse. Agora terão acesso aos benefícios sociais, aposentadoria, salário maternidade”, argumentou.

DSC_4727 (Copy)

Durante as comemorações o prefeito Pe. Carlos Góes, entregou a Escola Indígena Gap Nuiruhig, revitalizada e climatizada, além de produtos para merenda escolar e kits do professor e aluno.

Fazendo parte do Plano Municipal de Inclusão Produtiva foram entregues pela SEPROR/ Maués, mais de 200 pintainhas e mudas de laranja. Valorizando as pr áticas esportivas tradicionais, a SEJEL, promoveu disputa de arco e flecha, cabo de guerra, torneios e outros jogos. O artesanato também ganhou força promovendo renda aos indígenas.

DSC_5082 (Copy)

O prefeito avaliou que o governo tem cumprindo com as políticas públicas voltadas para a nação sateré mawé nos últimos quatro anos. “Estamos dando a eles cidadania, respeitando os direitos e investindo na agricultura, na educação, no esporte e apoiando as ações de saúde, respeitando a cultura e a tradição deles porque a nossa meta é cuidar de gente” disse Góes.

DSC_5360 (Copy)

O coordenador Samuel Lopes, líder da TUMUPI, agradeceu a Prefeitura pelo fortalecimento das políticas públicas. Durante a celebração aconteceu a posse do Tuiçá Antonio Tiburcio aclamado Tuxaua geral. “Vamos continuar pra frente com trabalho. Com esse apoio do Prefeito vamos conseguir que os nossos direitos sejam respeitados”, disse. Cerca de 40 lideranças indígenas participaram da celebração.

 DSC_4981 (Copy)

A noite o Prefeito Pe. Carlos Góes, junto com todo secretariado participaram do Ritual da Tucandeira apoiando a cultura do povo sateré.

Mario Dantas