Chuva de meteoros Leônidas marcará céu hoje

By -

Pico do fenômeno ocorre entre a noite de sexta-feira (17) e a manhã de sábado (18)

Em 17 e 18 de novembro, pessoas de todo o mundo terão a oportunidade de admirar um dos eventos espaciais mais belos – a Leônidas – que desta vez promete ser muito impressionante.

Leônidas é o nome de um tipo de chuva anual de meteoros, que normalmente ocorre em novembro, chegando ao seu ápice nas últimas horas deste dia 17 e continuando até o amanhecer de sábado, 18 de novembro.

Os astrônomos supõem que essa chuva de meteoros se origina da constelação de Leo e é associada à passagem do cometa Tempel-Tuttle. De acordo com o portal Space.com, esta chuva de meteoros é famosa por produzir as tempestades de meteoritos mais intensas da história. No entanto, este ano espera-se que ocorra com uma intensidade moderada: entre 10 e 20 meteoros por hora.

Em comparação com o ano passado, as condições para observar a Leônidas será perfeita, pois a Lua estará em sua fase nova e sua luz não impedirá a observação do fenômeno.

Os habitantes do hemisfério norte poderão observar melhor o espetáculo celeste, mas o fenômeno será observado também por aqueles que habitam o hemisfério sul.

Para admirar a Leônidas, não é preciso possuir equipamento especial, pois será vista a olho nu. Além disso, para uma boa observação é recomendado se ausentar das luzes. Com informações do Sputnik News Brasil.

Roberto Brasil