Certificações do Hospital Samel garantem a segurança dos pacientes internados

By -

foto 03

Atendimento humanizado e segurança do paciente são alguns dos compromissos do Hospital Samel, que busca continuamente promover o bem estar daqueles que procuram por atendimento médico hospitalar diariamente. Por meio da capacitação de seus profissionais e a realização de grandes investimentos em estrutura e equipamentos, a Samel se tornou referência na Região Norte, conquistando diversas certificações que atestam o seu compromisso com a qualidade dos serviços.

foto 02

O Hospital Samel obtém o selo nacional de Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação (ONA), e é pioneira a possuir a certificação ISO 14.001 em âmbito hospitalar, que atesta o engajamento com a responsabilidade ambiental no desenvolvimento de suas atividades.  A instituição detém as certificações em nível máximo em Prevenção de Lesões de Pele e Fixação Segura, chanceladas pela 3M do Brasil, empresa certificadora que auxilia e incentiva programas educacionais para o desenvolvimento de práticas assistenciais seguras.

Lesões de Pele

Nos últimos anos, o Hospital Samel reduziu consideravelmente o índice de lesões de pele em pacientes internados e isso só foi possível através da implantação do Protocolo de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele, que contempla diversos tipos de lesões.

A Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI Adulto) da Samel se destaca entre os hospitais amazonenses por possuir equipamentos de última geração que auxiliam na prevenção de lesões na pele, como os colchões pneumáticos, eficazes na precaução e terapia de úlceras por pressão. De acordo com a coordenadora da UTI Adulto, doutora Dirce Onety, “a combinação do uso do colchão pneumático, a mudança constante e correta de decúbito (posição do paciente acamado) com a alimentação apropriada, hidratação da pele e estratégias para evitar o cisalhamento auxilia na minimização das lesões na pele”.

foto 01

O resultado é o reconhecimento do trabalho da equipe assistencial com a Certificação Diamante em Prevenção de Lesões de Pele, conquistada após vários processos de avaliações, estudos e auditorias realizadas por uma equipe de profissionais da 3M.

Fixação Segura

A Samel é detentora da certificação Diamante Prime em Fixação Segura, conquistada após a adoção de novas práticas em seus procedimentos. A fixação segura é um curativo de cobertura estéril que tem o propósito de proteger o local de inserção do cateter, resguardando o sítio de punção e minimizando o risco de infecção por meio da cobertura e a visualização do acesso para monitoramentos de possíveis complicações que possam surgir, além da estabilização adequada dos cateteres.

O título é dado somente às instituições de saúde que mantém as melhores práticas e procedimentos hospitalares, de acordo com a orientação dos guias nacionais e internacionais de boas práticas, como INS (Infusion Nurses Society), CDC (Centers for Disease Control and Prevention), SHEA (The Society for Healthcare) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Com essas certificações, o Hospital Samel reafirma o compromisso com a qualidade ao cumprir as melhores práticas e assegura a melhoria do processo alinhado ao conforto e segurança dos seus pacientes.

Mario Dantas