Centro Histórico é tema de concurso de fotografia da Prefeitura de Manaus

By -

foto-Ingrid-Anne-06.08.14--(501)_1

Em alusão ao Dia da Fotografia (19/8), a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo, e Eventos (Manauscult), abre nesta quarta-feira, 19, o edital para o concurso fotográfico “Onde Passo?”. Com a proposta de estimular um novo olhar sobre o Centro Histórico de Manaus, o concurso irá selecionar 24 fotos produzidas por fotógrafos amadores e profissionais, para exposição pública, além de premiar os primeiros lugares. As inscrições começam às 20h desta quarta-feira e podem ser feitas até o dia 2 de outubro. 

De acordo com diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, o concurso “Onde Passo?” vai despertar a percepção para as belezas e características peculiares do Centro Histórico de Manaus. “O Centro da cidade carrega a nossa história em sua arquitetura e no seu cotidiano urbano, em meio a isso, há sempre detalhes, cores e formas que expressam bem a nossa formação cultural. Queremos que os participantes captem isso: o que tem nesse lugar? ‘Onde passo’? Como ele é?”, explicou o diretor-presidente ressaltando que a exposição resultado do concurso integrará a programação em comemoração ao Aniversário de Manaus (24 de outubro).

foto-INGRID-ANNE-MANAUSCULT-06.08.14--(303)

O concurso “Onde Passo?” vai privilegiar fotos com ângulos, formas e nuances de prédios, praças, monumentos, muros e fachadas de todo o Centro Histórico de Manaus. A área compreende desde o início da Leonardo Malcher, tendo como ponto de referência o Igarapé do São Raimundo, nas proximidade da comunidade católica Hallel, até o cruzamento com a Duque de Caxias, no bairro Praça 14 de Janeiro. A partir deste cruzamento, a avenida Duque de Caixas até a Avenida Lourenço da Silva Braga no limite do Supermercado Macro. A partir desse trecho da Avenida Lourenço da Silva Braga até a avenida Manaus Moderna.

“Tudo o que estiver dentro desse circuito, poderá ser fotografado, sejam ruas, monumentos, espaços culturais, entre outros locais que mostrem a arquitetura da cidade, inclusive o entorno do Paço da Liberdade que é uma área que muitos estão redescobrindo agora”, complementou Bernardo Monteiro de Paula.

Os participantes concorrerão em duas categorias diferentes e serão avaliados pelos critérios de qualidade técnica, valor histórico e curiosidade (um novo olhar sobre a cena fotografada). As duas categorias são: Fotos Coloridas produzidas por câmeras fotográficas e Fotos Coloridas produzidas com smartphone. Poderão ser inscritas até três fotografias por categoria, mas os concorrentes só poderão se inscrever em uma das duas categorias. As fotografias inscritas devem ser apresentadas junto ao formulário de inscrição e declaração de cessão de uso de imagem, devidamente preenchidos e assinados. Ambos os documentos e o edital do concurso estarão disponíveis a partir das 20h desta quarta-feira, 19, no site da Manauscult (manauscult.manaus.am.gov.br).

As fotos deverão ser apresentadas no seguinte formato: as feitas por smartphones devem estar impressas no formato A4 (21cm X 29,7cm) e para câmeras fotográficas em formato A3 (29,7cm X 42cm). Além da impressão, as fotos também deverão ser entregues em CD, DVD, ou pendrive. Também é preciso anexar cópia de RG e CPF, e comprovante de residência, tanto para pessoa física quanto para jurídica. Poderão participar todos os profissionais e amadores com idade acima de 18 anos. As inscrições precisam ser protocolizadas na sede da Manauscult, localizada na Av. André Araújo, nº 2.767, Aleixo, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A comissão julgadora será formada por cinco membros, sendo três representantes da Prefeitura de Manaus (especialistas em arquitetura, turismo e direção de arte) e dois especialistas em fotografia. Além do resultado final da comissão, previsto para o dia 15 de outubro, haverá também uma votação popular pela internet, através das redes sociais, para a escolha da melhor fotografia pelo voto popular entre as selecionadas pela comissão.

Além de participar da exposição “Onde Passo?”, que terá as 24 fotografias selecionadas no concurso, o primeiro lugar de cada categoria vai ganhar uma exposição própria com curadoria e produção realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult. O local e data serão definidos com os autores e a curadoria.  A exposição “Onde Passo?” estará aberta ao público de 17 outubro a 17 de novembro no Paço da Liberdade.

Mario Dantas