Central de Transplantes promove Semana de Incentivo à Doação de Órgãos

By -

doacao-campanhaA Central de Transplantes, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), promove nesta segunda-feira (21), às 15h, no auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), a abertura da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. No Amazonas, as atividades da semana integram a programação do evento “Setembro Verde”, campanha que esta sendo realizada pelo Governo do Estado, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, como um gesto que ajuda a salvar a vida de pessoas que aguardam por um transplante.

De acordo com coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos,  durante o evento haverá a entrega de placas homenageando gestores e instituições que se destacaram no último ano, contribuindo, através de diversas atividades, para o fortalecimento do programa de transplantes do Estado e a sensibilização da população sobre a importância do apoio a esta causa.

Durante a Semana, a Central de Transplantes estará intensificando as atividades de conscientização, com palestras em escolas e outras instituições. As unidades hospitalares da rede estadual também estarão realizando ações internas com este objetivo, coordenadas pelas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTs). Na sexta-feira (25), às 19h, uma celebração ecumênica, realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Estado, reunirá profissionais da área de transplantes, familiares e pacientes transplantados, numa homenagem aos doadores.

Roberto Brasil