Central 199 registra cinco ocorrências nesta terça-feira

By -

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Até às 17h desta terça-feira, 27/2, a Central de Emergência 199 da Defesa Civil de Manaus recebeu cinco chamados em virtude da chuva, que atingiu a capital amazonense. De acordo com o pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) instalado na capital, o acumulado de chuva pelo período da manhã foi de 36,6 milímetros. Em nenhum dos casos houve o registro de feridos.

As ocorrências foram: dois riscos de deslizamentos de barranco, nos bairros Colônia Terra Nova e Nossa Senhora de Fátima; uma ocorrência de cratera no Morro da Liberdade; uma ocorrência de alagação no bairro Petrópolis; e um desabamento de casa de alvenaria, no bairro Mauazinho.

A ocorrência de desabamento da casa foi atendida prontamente pela Defesa Civil. O técnico do órgão informou que houve desabamento total do cômodo e que amanhã a equipe retornará ao local para a demolição do restante da estrutura para evitar o risco a residência vizinha. Os moradores do imóvel já estão incluídos no programa auxílio- aluguel.

O Departamento de Operação do órgão informou que as equipes técnicas estão em atendimento das ocorrências e a central de emergência 199 segue em pronto atendimento 24h.

Monitoramento

O monitoramento nas áreas de riscos da cidade, no período chuvoso,

é realizado diariamente pela Defesa Civil, e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesa Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários que ajudam o órgão a monitorar esses locais. Outro reforço é o monitoramento por pluviômetros instalados na capital.

Roberto Brasil