Cemitérios de Manaus recebem mais de 600 mil pessoas

By -

finados-manaus-2016-1Os seis cemitérios urbanos de Manaus receberam mais de 500 mil pessoas somente nesta quarta-feira, 2, Dia dos nados. Segundo o Departamento de Cemitérios da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Decem/Semulsp), a participação popular foi ampla desde a abertura dos portões dos cemitérios e mesmo com o intenso calor. Pelo menos outras 100 mil visitas são esperados até o final desta semana.

“A grande operação de preparação dos cemitérios, que envolveu toda a estrutura da Prefeitura de Manaus, deu resultado e conseguimos atender satisfatoriamente a população que esteve nos locais durante todo o Dia dos Finados”, disse a diretora do Decem, Danyelle Soares.

finados-manaus-2016-2Mais de 500 funcionários foram mobilizados e divididos em cada cemitério da cidade, para assegurar mobilidade de trânsito, segurança, atendimentos à população, transporte coletivo, limpeza e infraestrutura neste feriado.

A programação religiosa nos cemitérios ficou por conta de paróquias locais, que realizaram missas de hora em hora nos cemitérios São João Batista (zona Centro Sul), Santa Helena (zona Oeste), São Francisco (zona Sul) e Nossa Senhora Aparecida (zona Oeste). A já tradicional Missa Campal, ministrada pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, encerrou oficialmente o Dia dos Finados, às 18h, no entorno do cemitério São João Batista.

finados-manaus-2016-6A Semulsp disponibilizou 100 agentes de limpeza para manutenção no interior dos cemitérios durante todo o dia. Após o encerramento do Dia de Finados, mais 200 trabalhadores iniciam novo mutirão.

“Após a megaoperação de limpeza que antecedeu o Dia dos Finados, a Semulsp manteve as equipes atuando durante o feriado e, logo após o encerramento, os trabalhos são retomados. Mais de 300 funcionários, ao todo, estão mobilizados neste serviço, no entorno e na área interna dos cemitérios”, explicou o Subsecretário Operacional, José Rebouças.

Os mais visitados

finados-manaus-2016-5O maior espaço ativo de sepultamentos da Prefeitura de Manaus, o cemitério Nossa Senhora Aparecida, foi o mais movimentado. Recebeu em torno de 350 mil pessoas. Já, repleto de sepulturas históricas e arquiteturas milenares, o São João Batista recebeu em torno de 100 mil visitantes neste Dia de Finados.

A professora Maria do Aparecida Valente esteve no local para prestar homenagens ao pai, tios e avós e aproveitou para visitar sepulturas históricas. “Sempre que venho aqui, faço minhas orações à Santa Etelvina e presto reverências à menina Thereza Cristina (considerada milagrosa na crença popular). Faço orações e acendo velas. Tem me abençoado. Por isso, sempre volto”, revelou.

finados-manaus-2016-3Durante o Dia dos Finados, a Prefeitura de Manaus mobilizou equipes das secretarias de Saúde (Semsa), Infraestrutura (Seminf), Guarda Municipal, Defesa Civil, Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), além de equipes da Subsecretaria de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab) e equipes da Fundação Municipal de cultura Turismo e Eventos (Manauscult), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Fundação Doutor Thomas. Houve ainda, a colaboração de igrejas, congregações e denominações religiosas, além da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Roberto Brasil