Cemitério São João Batista vai adotar medidas para segurança e melhor controle do espaço

By -
MANAUS/AM-29-07-16  TÚMULOS HISTÓRICOS DA CIDADE DE MANAUS. FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM.

TÚMULOS HISTÓRICOS DA CIDADE DE MANAUS / FOTO: KARLA VIEIRA.

A partir da próxima semana, quem for ao Cemitério São João Batista, localizado na Avenida Álvaro Maia, zona Centro-Sul, contará com estrutura reforçada de apoio e segurança. São medidas  regulamentadas pela Prefeitura de Manaus e publicadas no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 15 de setembro, quinta-feira, para melhor organizar o espaço à visitação.

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) já instalou cancelas (portarias) nas duas vias de acesso ao São João Batista e disponibilizou equipes para organizar a entrada e saída de visitantes e automóveis no local. “A proposta é resguardar melhor o patrimônio histórico e dar mais segurança à população nos espaços públicos”, explicou Paulo Farias, secretário municipal de Limpeza Urbana.

16-09-16-cemiterio-adota-medidas-de-seguranca-foto-karla-vieira-semcom-4

Segundo a Semulsp, a visitação ao local continuará sendo permitida a toda a população, com o diferencial de uma maior organização na entrada e saída, tanto de pedestres, quanto de automóveis, mediante apresentação de documentos. Pela determinação, apenas ficam proibidos o uso do espaço como estacionamento; a entrada de pessoas sem a identificação e a permanência de pessoas no interior do local, que não seja para uso dos serviços ali prestados. “Continua sendo permitida livre visitação da população, mas haverá maior organização e controle”, pontuou o secretário.

As medidas visam assegurar a integridade física dos muitos visitantes que frequentam o local diariamente, bem como zelar pelas sepulturas e construções históricas reunidas no local, reconhecido como importante símbolo da história da cidade e tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado em 1988.

 

MANAUS/AM-29-07-16  TÚMULOS HISTÓRICOS DA CIDADE DE MANAUS. FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM.

Sobre o espaço

Com 126 anos de história (foi fundado em 1890) e muitas riquezas distribuídas por suas 24 quadras, o São João Batista abriga, não apenas a memória de personalidades do Estado, como também técnicas e materiais históricos de construções, esculturas artísticas e pinturas seculares.

Segundo o Departamento de Cemitérios (Decem) da Semulsp, o São João Batista se destaca ainda por edificações como a capela gótica e pórticos. O cemitério também possui um amplo arquivo de sepultamentos realizados desde 1.882.

Áida Fernandes