Cemitério no Tarumã ganha duas novas ruas internas

By -
As ruas darão acesso à nova quadra construída

As ruas darão acesso à nova quadra construída

Duas novas vias estão sendo construídas pela Prefeitura de Manaus dentro do Cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste. O trabalho foi iniciado há um mês pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e deve ser finalizado em até uma semana.

As ruas darão acesso à nova quadra construída no cemitério e inaugurada em dezembro do ano passado.  Para a implantação das vias foram realizados inicialmente os trabalhos de terraplanagem. Nessa segunda, 27, começou o serviço de recapeamento nas duas vias que, somadas, possuem mais de 600 metros de extensão. Ao final da ação, a quadra receberá serviços de jardinagem.

Mais de 300 toneladas de asfalto estão sendo utilizadas na obra, além de maquinários pesados, como vibroacabadora, rolo pneumático e rolo de chapaliso.

ASFALTO-CEMITERIO-TARUMA-02Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre de Morais, a ação visa proporcionar segurança e comodidade aos visitantes. “Sabemos que esse é um lugar de saudade e recordações, por isso buscamos viabilizar o melhor acesso possível para que os amigos e familiares possam prestar suas homenagens”, destaca.

De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), a nova quadra – com 700 metros de extensão -, já abriga mais de 160 sepulturas e um fluxo maior de veículos e pessoas, o que aumentou a necessidade de construção das novas vias.

ASFALTO-CEMITERIO-TARUMA-03Mutirão de limpeza – Os seis cemitérios da zona urbana de Manaus estão recebendo mutirão de limpeza de preparação para o Dia das Mães. A ação reúne mais de 200 funcionários da Semulsp. A operação, em andamento há 20 dias, já passou pelos cemitérios São João Batista, localizado na Avenida Senador Álvaro Maia; Santo Alberto, na Colônia Antônio Aleixo; Santa Helena, no bairro São Raimundo; São Francisco, no Morro da Liberdade; e Nossa Senhora da Piedade, no Novo Israel.

Atualmente, o mutirão de limpeza está concentrado no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, zona Oeste. O trabalho nestes espaços visa prepará-los para o Dia das Mães, data na qual o número de visitantes aumenta. No ano passado, aproximadamente 50 mil pessoas passaram pelos cemitérios neste período. No dia dos Finados o quantitativo foi maior, registrando mais de 600 mil visitantes nos dez cemitérios da cidade – quatro deles na zona rural. Desse total, 400 mil passaram pelo Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, de acordo com a Semulsp.

Roberto Brasil