CCJR aprova tramite de projeto que prevê a instalação de bicicletários nas dependências de escolas em Manaus

By -

CCJR aprova tramitação de PL que prevê a implantação de bicicletários em escolas de Manaus - Edilânea Souza

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CCJR/CMM), aprovou na manhã desta quarta-feira (02), Projeto de Lei n.357/2015, que prevê a instalação de bicicletários nas dependências de novas escolas públicas e privadas da cidade de Manaus. A propositura é de autoria da vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), e seguirá para apreciação em sessão plenária.

De acordo com o PL, os bicicletários serão destinados a comportar somente bicicletas convencionais, não reclinadas e caberá ao ciclista ter o seu próprio cadeado ou cabo/corrente para prender a bicicleta ao suporte.

“Claro que é necessário que os pais ou responsáveis avaliar as condições de segurança para que o aluno possa chegar até à escola”, comenta a parlamentar.

A parlamentar, a proposta visa incentivar mais ainda o uso das bicicletas como um meio de transporte sustentável. “O uso da bicicleta não exige gastos com combustível ou passagem e ainda contribui para maior fluidez no trânsito, e proporcionar  um lugar seguro para o estacionamento das bicicletas nas escolas é uma maneira de incentivar alunos a praticar o ciclismo”, destaca Therezinha.

O aumento da prática de ciclismo na capital amazonense fez com que as vendas de bicicletas e  acessórios registrasse alta de 10% a 15% em 2014 em comparação com o ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Segundo a entidade, a Região Sudeste lidera as vendas, com 44%, seguida da Nordeste, com 26%, e Sul, com 14%. As regiões Centro-Oeste e Norte empatam com 8% cada.

O PL destaca ainda, que as escolas devem promover atividades que insiram a bicicleta no cotidiano do aluno e da família visando melhor qualidade de vida.

Therezinha destaca ainda, que há demanda para a instalação dos bicicletários em escolas. “Venho acompanhando nos noticiários o crescimento nas vendas de bicicletas, e essa questão aumenta a procura por locais que tenham condições de acomodar o veículo (bicicleta) de forma segura. E cabe a nós como parlamentares a criar iniciativas que fomentem de forma consciente o uso da bicicleta como meio de transporte”, ressalta Ruiz.

Mario Dantas