Castro alerta para o endividamento da Amazonas Energia

By -
Dep. Luiz Castro

Dep. Luiz Castro

O deputado Luiz Castro alertou hoje (5) para a situação de insolvência financeira da Eletrobras Amazonas Energia, que poderá comprometer ainda mais o abastecimento de energia elétrica no Estado. Se em Manaus há constante interrupção no fornecimento de luz, ele destacou que no interior a população sofre com permanentes quedas de energia.

A crise financeira na empresa, que acumula dívidas junto à Petrobras, a fornecedores e a instituições bancárias, segundo Luiz Castro afetará a distribuição de energia para a região, podendo  inviabilizar programas como o Luz para Todos.
Ele cobrou uma posição do Governo do Estado, que desde o início do programa implantado pelo Governo Federal, descumpriu o acordo que previa a contrapartida estadual no repasse de 10% para a sua implementação no interior do Estado.
Toda essa situação, segundo Luiz Castro, por ironia do destino, cabe ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, propor soluções. Em aparte, o deputado Sidney Leite considerou preocupante a questão da matriz energética do Estado, que segundo ele pouco avançou. Leite questionou ainda suposto superfaturamento na construção do gasoduto Coari-Manaus.
Na avaliação do deputado, as dificuldades deverão se agravar também pelo atraso na conversão do uso de insumos como óleo diesel para o gás natural de Urucu, nas usinas de geração de energia. “Precisamos saber porque ainda não houve a conversão do diesel para o gás natural”, cobrou.
Luiz Castro solicitou da Amazonas energia um diagnóstico da real situação financeira da empresa, bem como um estudo sobre a capacidade de geração de energia para o Estado. Vamos cobrar do Governo Federal também medidas necessárias para garantir a geração e o abastecimento de energia no Estado, afirmou o deputado.
Mario Dantas