Casa construída em área pública é demolida

By -

casa-demolicao1Uma casa instalada irregularmente, em área pública, foi demolida por fiscais do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb). A demolição ocorreu a pedido da proprietária do imóvel, que entendeu a necessidade de desocupá-lo devido a eventuais riscos. 

A casa estava localizada em um terreno da rua Almir Pedreiras, no bairro da Raiz, zona Sul, e nesta quarta-feira, 10, o local recebeu serviço de limpeza.

casa-demolicao2O processo teve início em outubro de 2013, após denúncia feita ao Disk Ordem do órgão, o 161. A denúncia informava sobre a invasão de logradouro público. A área em questão, segundo levantamento da Gerência de Parcelamento do Solo (GPS) do Implurb, é destinada a taludes, com terreno medindo 60 metros quadrados.

Taludes são planos inclinados que limitam aterros e têm função de garantir a estabilidade da área aterrada, artificial ou naturalmente.

casa-demolicao3As ações fiscais de notificação para demolição voluntária do imóvel foram realizadas diversas vezes até a proprietária comparecer a sede do Implurb e tomar ciência da necessidade de desocupação do lote.

Ciente dos eventuais riscos no local, a dona do imóvel fez a solicitação, por carta, da demolição administrativa, em razão de não ter como arcar com os custos para demolir e retirar o entulho gerado. Como a casa estava desocupada, a demolição levou cerca de cinco horas para ser concluída.

Roberto Brasil