Carnaval de Manaus tem ações para a prevenção às DSTs/Aids

By -

carnaval-dst-aids-semsa-01A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou um plano intensivo de atividades, especialmente para o período de 13 a 17 de fevereiro, objetivando a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DSTs/Aids), programando a distribuição de 140 mil preservativos durante os desfiles das escolas de samba (dias 13,14 e 15) e no Carnaboi (dias 16 e 17), ambos realizados no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo.

carnaval-dst-aids-semsa-03Além do estímulo ao uso do preservativo, a Semsa também alerta para a necessidade da realização de testes para a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis. “A Semsa disponibiliza o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C em 60 Unidades de Saúde e qualquer pessoa pode ter acesso ao exame de forma rápida, segura e sigilosa. A detecção precoce da doença permite que o tratamento seja iniciado de forma imediata e isso contribui para quebrar o ciclo de transmissão das doenças”, destacou a chefe do Núcleo de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Adriana Raquel de Souza.

carnaval-dst-aids-semsa-02Pontos de concentração

Também neste período de mobilização, haverá atuação dos profissionais de saúde nos principais pontos de circulação de pessoas com ações voltadas para a prevenção de acidentes de trânsito pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, e de combate à dengue e à febre chikungunya. Haverá ainda concentração em pontos estratégicos de entrada e saída da cidade como a rodoviária, a barreira da Polícia Militar na AM – 010, (Manaus – Itacoatiara) o Porto da Ceasa, o Aeroporto Eduardo Gomes, a Marina do Davi e o Porto de Manaus.

Roberto Brasil