Carnaval de Jornalistas no Amazonas fortalece defesa da “PEC do Diploma”

By -

12647346_1005950556145962_6025166622551779270_n

A Banda de Carnaval “Imprensa Que Eu Gosto” promovida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJP/AM) reforça este ano a defesa da aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 386/09) que prevê o retorno à exigência ao exercício da profissão. Com início às 17h no Parque Aquático do Olímpico Clube (Av. Constantino Nery, 1105 – Pres. Vargas), o evento vai ter como atrações as bandas “Regional do Mariolino” com Agnaldo do Samba, “Os bambas do Carnaval” e a bateria show da Kamélia.

“Este é o momento no qual o jornalista vai poder se divertir, mas sem deixar de manifestar o que pensa sobre a realidade brasileira. Para a categoria, vai ser mais uma oportunidade de mantermos nossa posição em defesa do diploma. Já estávamos próximos da aprovação da PEC, quando chegamos nessa grande crise política e econômica que enfrentamos. Precisamos nos manter firmes e unidos nesta luta”, justificou o presidente do Sindicato, Wilson Reis.

Ele explica que não foi o único tema discutido em reunião para o carnaval 2016. A fumaça na cidade, bem como suas consequências à população também foi assunto sugerido, entre outros.
E como é de praxe, a marchinha da banda faz um protesto sobre o tema defendido. Inspiração que não foi muito difícil para o jornalista David Almeida, autor da letra e música deste ano.

“Estudar para informar melhor. Sem leitura, não é possível ao profissional da comunicação informar bem e com conhecimento de causa. Por isso, ‘Não embroma, jornalista tem que ter Diploma’ traz uma reflexão à importância deste documento, bem como faz uma crítica a situações políticas atuais e vergonhosas”, argumentou Almeida.

Homenagem à Kamélia

Conhecida como representante oficial da abertura do Carnaval de Manaus, a boneca da Kamélia foi declarada patrimônio imaterial e cultural da cidade, em novembro de 2015. E este ano será homenageada pelo sindicato dos jornalistas durante a programação da banda Imprensa Que Eu Gosto.

Das ruas aos clubes

Segundo o presidente do sindicato dos jornalistas, o carnaval da categoria historicamente sempre foi na rua. Porém nos últimos quatro anos, as bandas têm sido realizadas em clubes da cidade e mais uma vez será no Parque Aquático do Olímpico.
“Precisamos nos divertir com segurança e conforto, nada melhor que o Olímpico Clube que dispõe de infraestrutura para isso”, disse Reis.

Mario Dantas