Operação Carnaval 2014 será teste do modelo de segurança para o Fan Fest

By -
A Operação Carnaval 2014 começa nesta quinta-feira e vai até o dia 5 de março

A Operação Carnaval 2014 começa nesta quinta-feira e vai até o dia 5 de março

A Operação Integrada do Carnaval 2014, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), contará com um efetivo, de aproximadamente, 7,5 mil servidores de órgãos das esferas municipal, estadual e federal. Somente da área direta de Segurança Pública irão atuar cerca de 6,5 mil policiais militares, civis, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Bombeiros, Corregedoria-Geral e Secretaria-Executiva de Inteligência. A Operação Integrada será o último teste do modelo de segurança a ser empregado no Fan Fest da Copa do Mundo em Manaus, sob a coordenação da Secretaria Executiva Adjunta de Grandes Eventos (Seasge) da SSP-AM.

As informações foram divulgadas durante coletiva à imprensa, nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, e pelo secretário executivo adjunto de Grandes Eventos da SSP-AM, coronel PM Dan Câmara, e contou com a presença de representantes dos órgãos que participam do planejamento integrado da operação, entre eles UGP-Copa, 7º Comando Aéreo Regional (7º Comar), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Defesa Civil Municipal, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e outros.

De acordo com o coronel Vital, o planejamento do Carnaval deste ano vem sendo realizado desde o início do ano. “É uma ação integrada com a participação de muitos órgãos, que estão trabalhando juntos para que a população de Manaus tenha uma festa com segurança e sem transtornos”, ressaltou.

Durante entrevista coletiva com a imprensa, o coronel Vital afirmou que o planejamento adotado para o Carnaval e o Fan fest não é novidade, tendo exemplos de outros eventos como o Réveillon, e que a união dos órgãos de esferas federais, estaduais e municipais é feito em prol da segurança da população. “O Carnaval é um evento cultural onde todos nós queremos que o povo se divirta, acima de tudo com responsabilidade, para que, na Quarta-Feira de Cinzas não haja tristeza. Quem for ao Sambódromo vai passar por uma triagem para que a população de Manaus tenha uma festa com segurança e sem transtornos”, citou.

O coronel Dan Câmara ressaltou que depois do Carnaval, os trabalhos entrarão numa nova fase, que é a estratégia de segurança diretamente nos jogos da Copa na Arena da Amazônia. Ele ressaltou que a operação segue o princípio de liderança situacional, onde cada órgão assume a ocorrência conforme a competência de atuação. “Acredito que a integração dos órgãos está avançada e com uma maturidade que nos permitirá ter sucesso na operação e também na Copa do Mundo”, disse.

A Operação Carnaval 2014 começa no dia 27, quinta-feira, e vai até o dia 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas, e alcança ainda o dia 8 de março, sábado, com o desfile das escolas campeãs. Além dos desfiles das escolas de samba, também fazem parte do planejamento o Carnaboi e o Bloco das Piranhas. Os eventos foram escolhidos pela SSP-AM como de interesse para o exercício do plano de segurança para grandes eventos.

Segurança no Sambódromo

No Centro de Convenções será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), reunindo os interlocutores dos órgãos envolvidos na operação, que estará sendo acompanhada também do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), que funcionará no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

PM fará policiamento ostensivo

A Polícia Militar está destinando diretamente cerca de 4,5 mil policiais, em Manaus, para atuar diretamente nos eventos. O policiamento é formado por policiais que atuam na área administrativa e policiais em formação, o que não prejudicará o policiamento ostensivo. “Os policiais que atuam no Ronda no Bairro continuarão, normalmente, fazendo o policiamento nos bairros”, destacou o comandante geral da PM, coronel Almir David.

Polícia Civil reforça efetivo

A Polícia Civil do Amazonas vai contar com o efetivo de 1.134 servidores, entre investigadores, delegados e escrivães que vão atuar durante o período do Carnaval. As 11 bases de flagrantes, distribuídas nas seis zonas da capital, serão reforçadas para atender eventuais ocorrências. As unidades policiais, que possuem regime de plantão, funcionarão normalmente.

Fiscalização de trânsito reforçada

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também atuará com cerca de 100 agentes de forma ostensiva e preventiva nos festejos de Carnaval, ampliando as fiscalizações, principalmente os crimes de trânsito, como o cumprimento da Lei Seca, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas para os condutores de veículos.

Corpo de Bombeiros atua na prevenção

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas atua na “Operação Carnaval 2014” com um efetivo de 729 bombeiros e 30 viaturas. Os trabalhos de prevenção serão realizados no Shopping do Tururi (Largo Mestre Chico, Centro), Centro de Convenções (sambódromo) e nos barracões das escolas, na morada do samba (avenida Belmiro Vianez, no bairro Dom Pedro).

Redação