Carnaboi 2015 reúne 60 mil foliões

By -

carnaboi-2015-03Com novo formato, o Carnaboi 2015 atraiu 60 mil foliões nos ventos realizados em cinco zonas de Manaus nesta segunda-feira, 16 de fevereiro. A festa, que integra a programação de Carnaval organizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, ocorreu nos bairros da Compensa, zona oeste; São José 3, na zona leste;  Japiim, na zona sul; Alvorada II, na zona centro-oeste e no Conjunto Viver Melhor, na zona norte.

carnaboi-2015-02Em todos os palcos montados em diferentes zonas da capital, a festa iniciou com samba e marchinhas que que garantiram a alegria principalmente das crianças e agradou as famílias que prestigiaram. Foi o caso do decorador de eventos Nil Batista, 23 anos, que foi à festa acompanhado da esposa e a filha. Devidamente fantasiado, ele aprovou o novo formato do Carnaboi no São José 3. “A festa é ótima. Muitas pessoas não têm a oportunidade de ir ao Sambódromo, já que daqui fica longe. Essa ideia traz o Carnaboi para gente aqui no bairro”, disse.

carnaboi-2015-01Já no início da noite, o boi-bumbá tomou conta da festa do Carnaboi, ritmo que a autônoma Méria Alencar ensina para toda família. “Eu vim com toda a  minha família. Isso é a cultura popular, é nossa,  nós merecemos essa festa aqui”, ressaltou a moradora do Conjunto Viver Melhor, na zona norte da cidade.

carnaboi-2015-04De acordo com o secretário de Cultura, Robério Braga,  o novo formato da festa garante mais acesso à cultura popular do Amazonas. “Nós estamos indo onde o povo está. Levando o baile das crianças, o samba e o agora o Carnaboi. As famílias se divertem. É o que o governador José Melo orientou, levar a  cultura onde o povo está”, destacou.

carnaboi-2015-05Segurança – Durante os eventos do Carnaboi, o clima foi de segurança e tranquilidade. As Polícias Militar, Civil e o Corpo de bombeiros fizeram o monitoramento das áreas onde as festas aconteceram. Cerca de 7 mil servidores de órgãos estaduais e municipais participam da operação de segurança neste período do Carnaval 2015. Todas as ações estão sendo acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Além da PM, Polícia Civil e Bombeiros, a Operação Carnaval 2015 conta com ações integradas do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corregedoria-Geral, Manaustrans e secretarias municipais.

Roberto Brasil