Caravana do Consumidor realiza ação no Puraquequara e Colônia do Aleixo

By -
Ver. Álvaro Campelo

Ver. Álvaro Campelo

O vereador Álvaro Campelo (PP) acompanhou, no último final de semana, mais uma ação da Caravana do Consumidor desta vez nos bairros Puraquequara e Colonia do Aleixo. As comunidades foram atendidas pelas equipes da Justiça Itinerante, Comissão Pró-Bono da OAB Amazonas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), e Comissão de Defesa do Consumidor  (Comdec), da Câmara Municipal de Manaus.

Os trabalhos das equipes foram realizados na Escola Estadual Gabrielle Cogels. Aproximadamente 500 pessoas foram ao local em busca de serviços de atendimento voltado à solução dos conflitos sociais na área do Direito Civil e Familiar, de forma consensual, prestados pela Justiça Itinerante, através da 10ª Vara, coordenada pelo juiz Alexandre Novaes. A equipe foi conduzida pelo coordenador jurídico, Dr. Márcio Furtado.

A equipe da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seccional do Amazonas, coordenada pelo advogado Marco Salum, prestou atendimento e orientação jurídica à comunidade, e realizou palestra sobre Direito do Consumidor e dicas de Economia Familiar. Já o CDL atuou atendendo interessados em consultas no SPC e Serasa.

Ao serem encerradas as atividades da Caravana, o vereador Álvaro Campelo, disse de sua satisfação pela realização de mais uma ação que beneficiou a população carente do Puraquequara e agradeceu o apoio dos novos parceiros, que foi decisiva pela o sucesso de mais uma etapa do projeto, esperando contar com os mesmos no próximo evento, que terá como alvo os moradores do bairro Colônia do Aleixo.

Biblioteca comunitária

A Biblioteca Comunitária Monteiro Lobato, que foi criada em 2008, no bairro Colônia do Aleixo, encontrava-se desativada por falta de local de funcionamento, problema que foi recentemente solucionado. A biblioteca foi refundada durante solenidade realizada na tarde do último sábado pelo vereador Álvaro Campelo, e passou a funcionar em ambiente apropriado, na praça da Caixa d’Água.

Em pronunciamento na ocasião, Álvaro Campelo disse da grande satisfação de poder retornar ao bairro Antonio Aleixo, “onde ao longo destes anos fez grandes amigos”. Lembrou que, em 2008, teve a ideia de realizar o projeto da biblioteca comunitária. “O que fizermos em vários bairros, como aqui na Colônia, que funcionava em um cômodos da casa de dona Maria da Paz”, disse.

Ao longo do tempo, a biblioteca teve de sair do espaço e foi desativada, mas seu acervo ficou guardado. Agora, líderes comunitários locais remontaram a biblioteca e foi reinaugurada pelo vereador, contribuindo para o conhecimento, para a educação de crianças e jovens do bairro.

A nova biblioteca funciona na sala de leitura Maria da Paz e Teodoro, homenagem a dois destacados moradores locais que participaram do ato de refundação. (Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil