“Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades” completa um mês de atividades na zona Leste

By -

caravana-da-cidadania 1Na última sexta-feira, dia 26 de agosto, o projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades” completou um mês de atividades voltadas à prevenção e repressão de crimes no contexto escolar e comunitário. Idealizado e implantado pelo delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Francisco Sobrinho, levou informação, por meio de palestras em instituições de ensino da rede pública estadual e municipal situadas na zona Leste da cidade e resultou nas apreensões de 23 quilos de substâncias entorpecentes, entre maconha, cocaína e oxi.

caravana-da-cidadania 2Conforme Francisco Sobrinho, no período de 26 de julho a 26 de agosto deste ano os policiais civis que atuam no projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades” deflagraram 20 ações que resultaram nas prisões de 35 pessoas e nas apreensões de cinco adolescentes envolvidos em crimes distintos, além de apreenderem com os infratores armas de fogo e dinheiro oriundo da comercialização de drogas perto de instituições de ensino da capital.

A autoridade policial ressaltou que a iniciativa visa propiciar condições de apoio para que os gestores das escolas da rede pública possam refletir, discutir e desenvolver ações que possibilitem a redução da violência e dos índices de tráfico de drogas e consumo de substâncias ilícitas pelo público infantojuvenil. Além dos gestores, a proposta também é direcionada aos funcionários dos centros de ensino, estudantes, pais e responsáveis pelos alunos, além de comunitários.

caravana-da-cidadania 3As atividades em torno do projeto visam contemplar, neste primeiro momento, 92 escolas, sendo 31 escolas da rede estadual e 61 mantidas pela Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Todas situadas na zona Leste da capital. Nesses colégios estão acontecendo, diariamente, palestras ministradas pelo delegado-geral e demais autoridades policiais.

Roberto Brasil