Carauari e Santa Isabel do Rio Negro recebem as ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante

By -

informa-blogdafloresta2014

Os municípios de Carauari e Santa Isabel do Rio Negro recebem, na sexta-feira (24), as ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, em Carauari o programa realizará uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas, além de ofertar consultas médicas nas especialidades de Cardiologia e Ginecologia. “Em Santa Isabel, a ação consistirá na oferta de consultas médicas em Oftalmologia”, acrescentou o secretário.

 

A ação de Carauari começa na sexta-feira e se estende até domingo (27), com previsão de realização de 60 cirurgias e 200 consultas médicas. O atendimento será todo realizado nas dependências Hospital Regional do município.

 

Em Santa Isabel, as consultas de Oftalmologia estarão sendo realizadas até o dia 31 deste mês, com previsão de 500 atendimentos, e inclui a dispensação de óculos para os casos prescritos pelo médico.

 

Também em Santa Izabel acontecerá, de 31 de julho a 02 de agosto, uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas. A ação incluirá oferta de consultas de Ginecologia e Pediatria. Nesta programação devem ser realizadas 50 cirurgias e 230 consultas médicas.

 

Pedro Elias informou que, para o início do mês de agosto, também já está prevista a realização de uma jornada de cirurgias reparadoras de lábio leporino, em Tefé. Esta ação do programa tem a parceria da organização não governamental Smile Train e o apoio da Igreja Presbiteriana de Manaus. No próximo mês o programa também levará suas ações a Nova Olinda do Norte, Atalaia do Norte e Benjamin Constant.

 

Balanço – O Programa Amazonas Saúde Itinerante tem o objetivo de ampliar e facilitar o acesso das pessoas que moram nos municípios do interior do Estado aos serviços de saúde que são ofertados na capital. No primeiro trimestre deste ano, as ações chegaram a 32 municípios, num total de 48 jornadas de atendimento, que incluem a realização de cirurgias e ofertas de consultas com médico especialista. Estas ações somaram 15,5 mil atendimentos, incluindo 1.203 cirurgias, sendo 81 beneficiando adultos e crianças (inclusive indígenas) portadoras de lábio leporino, que passaram por procedimentos para correção do problema congênito.

Mario Dantas