Cangaceiros e bailarinos no 59º Festival Folclórico do Amazonas

By -

FESTIVAL-FOLCLORICO-AMAZONAS-1Na noite desta quarta-feira, 22, a arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) será palco de cangaceiros e bailarinos, que reverenciarão a tradição nordestina e amazônica, a partir das 20h, pelo 59º Festival Folclórico do Amazonas. O festival é coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

FESTIVAL-FOLCLORICO-AMAZONAS-2Com um “balé mix”, a quadrilha tradicional Elétricos na Roça abre a programação às 20h. O grupo promete fazer as pessoas que estiverem assistindo se deslumbrarem com seus passos tradicionais e suaves feitos com a junção do balé com a quadrilha tradicional. “Não dá pra dimensionar a felicidade e ansiedade que estamos sentindo em participar mais uma vez do festival. É sempre bom dançar e sentir a reação positiva do público com nossos passos” declarou a presidente do grupo, Maria Iveth Sena Queiroz.

FESTIVAL-FOLCLORICO-AMAZONAS-3Em seguida, os Cangaceiros do Juazeiro invadem a arena com seus facões e terçados, a partir das 20h45 até as 21h25. Os lendários cangaceiros não economizarão nas emboscadas em proteção a Maria Bonita e sua tropa sanguinária nordestina. “A intenção é fazer as pessoas sentirem o Nordeste com nossa a apresentação, representar toda a alegria do povo nordestino, seus costumes e tradições. É um enorme prazer mostrar a alegria desse povo mesmo em meio às dificuldades da seca daquela região”, acrescenta Priscila de Souza Machado, presidente do grupo. Outro grupo de dança nordestina, o Nordeste Sangrento, se apresenta às 22h15.

Para finalizar a noite, haverá o casamento matuto e xote das quadrilhas tradicionais com o grupo Unidos Alvorada na Roça, às 23h, e Brotinhos do Parque, que encerra o dia de festival, às 23h45, ao som de zabumbas e sanfonas.FESTIVAL-FOLCLORICO-AMAZONAS-4

A mostra competitiva da categoria Prata encerra no dia 24, mas o festival ainda terá a mostra não-competitiva nos dias 24 e 25, onde os grupos poderão se apresentar e concorrer a uma vaga na competição oficial de 2016. O resultado dos vencedores da categoria Prata deve sair logo após o término do festival. A categoria Ouro foi coordenada pela SEC.

Roberto Brasil