Candidatos a novos Conselheiros Tutelares participam de segunda etapa seletiva

By -
Em outubro, a população amazonense irá escolher 90 conselheiros, sendo 45 titulares e 45 suplentes

Em outubro, a população amazonense irá escolher 90 conselheiros, sendo 45 titulares e 45 suplentes

Ao todo, 267 candidatos realizaram a segunda fase do processo seletivo para os novos Conselheiros Tutelares de Manaus. As provas escrita e dissertativa aconteceram nas dependências do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), na tarde deste domingo, 19 de Julho, localizado na rua Duque de Caxias, no Centro da cidade.

Os aprovados nesta segunda fase estarão habilitados para participar da eleição unificada que acontece em todo o país, no dia 04 de outubro. Na capital amazonense, a população irá escolher 90 conselheiros, sendo 45 titulares e 45 suplentes, que atuarão em todas as zonas da cidade e na área rural, visando o bem-estar de crianças e adolescentes.

O processo caminha bem para as eleições, segundo Gecilda Albano da CMDCA

O processo caminha bem para as eleições, segundo Gecilda Albano da CMDCA

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Gecilda Albano, o processo caminha bem para as eleições. “Para que um candidato se torne um conselheiro tutelar, ele passa por três processos, o primeiro é de inscrição onde todos seus documentos são analisados; o segundo que está sendo realizado hoje é o concurso e, posteriormente, aprovado no concurso, o candidato está apto a concorrer na eleição que ocorrerá no dia 4 de outubro.”

A partir de julho de 2012, a lei de n• 12.696, alterou o tempo de mandato dos conselheiros, que passou de três para quatro anos. A eleição agora ocorre a cada quatro anos, sempre um ano após a eleição presidencial.

conselho-tutelar-prova-3O CMDCA esteve funcionando em regime de plantão durante todo domingo, de 8h às 19h, no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez, zona Centro-Sul, para atender candidatos que estivessem fazendo prova, em casos como perda do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), dúvidas ou reclamações com relação às provas.

De acordo com a presidente de comissão do concurso, Ana Lucia Galotta, mesmo com as abstenções o concurso ocorreu bem. “Tivemos 33 abstenções, que somam 11% dos candidatos. O concurso ocorreu tranquilo durante toda a duração da prova e, a partir das 21h deste domingo os candidatos, já poderão consultar o gabarito.”

O gabarito pode ser acessado pelo www.comvest.ufam.edu.br.

Roberto Brasil