Campeonatos de Kart e Motovelocidade movimentam final de semana

By -

kart-motovelocidade-colagemA temporada de altas emoções está voltando e com uma novidade. Isso porque, a partir deste sábado, dia 12, terá início o Campeonato Amazonense de Kart e a Copa Souza Motos de Motovelocidade, que neste ano serão realizadas simultaneamente pela noite, a partir das 19h, no Kartódromo da Vila Olímpica (localizado na Av. Pedro Teixeira, Dom Pedro). A competição, que tem entrada gratuita, recebe apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

“A iluminação na pista será a grande diferença este ano, sempre sonhamos com isso e graças a Deus foi realizado. Assim, todas as nossas provas serão a noite e nós ficamos felizes e os pilotos também, pois poderão ter um desempenho melhor”, afirmou o presidente da Liga Amazonense de Motociclismo (LAM), James Bala, refererindo-se a troca do sistema de iluminação do Kartódromo, que ocorreu na semana passada.

Tanto a disputa do Kart, quanto da Motovelocidade, terão duas baterias por prova, sendo quatro corridas no dia, duas para cada modalidade. O campeão da etapa sairá após a soma de cada bateria. O primeiro lugar soma 20 pontos, o segundo 18, o terceiro 16, e assim sucessivamente.

Motovelocidade – Para a Copa de Motovelocidade, estarão em disputa as categorias MV1 (principal), MV2 (intermediária), MV3 (iniciante) e MVF (feminina). Para a prova, todos os pilotos terão que utilizar uma coroa de 43 dentes, que segundo James Bala, irá igualar o nível de competitividade da prova.

“Fizemos isso, dos 43 dentes, para tornar a Copa mais igualitária. Desta forma, ganha quem pilota mais, não quem tem mais dinheiro para comprar peças preparadas para seus motores”, avaliou o presidente.

Kart – Pelo Campeonato Amazonense de Kart, a disputa fica pela categoria Graduados. Um dos nomes mais termidos da prova é Gabriel Silva, vencedor do estadual do ano passado e considerado o mais novo “Antonio Pizzonia” das pistas. A fama não é à toa. Ano passado, o jovem de 18 anos tornou-se o primeiro piloto do Amazonas na história a ser convocado para a Seletiva Kart Petrobrás, que reúne os 12 melhores pilotos juvenis do Brasil. Na época, ele conquistou a quinta colocação do evento.

Apesar de favorito, Gabriel encontrará algumas pedreiras pela frente, como Fabiano Magalhães, Arian Maia e Arthur Barbosa, este último é o mais novo da “turma”, com apenas 15 anos, e foi segundo lugar no campeonato de 2015.

“Além dos nomes já consagrados do kart, o Amazonense ainda vai receber dois pilotos roraimenses, o Guilherme Campos e Samir Shader. Desta forma, teremos 14 pilotos no total brigando por uma boa colocação”, disse um dos organizadores do estadual de kart, Fabricio Maia, alertando que o traçado para o campeonato será em sentido horário, sendo 25 voltas para cada bateria.

A pista do Kartódromo estará aberta nesta sexta-feira, 11, das 18h30 às 22h, para treino dos pilotos que competirão o Amazonense e tomadas de tempo.

Premiação – Todos os dois eventos terão um total de 10 etapas ao longo de 2016, com a final marcada para o dia 25 de novembro. Os vencedores do kart ganharão troféus e os de motovelocidade receberão uma quantia em dinheiro, ainda não revelada, e brindes, como capacete e pneus.

Roberto Brasil