Campeonato Amazonense de Arrancada terá novo regulamento na temporada 2016

By -

MG_4207

O Campeonato Amazonense de Arrancada terá um novo Regulamento Técnico e Desportivo na temporada 2016, que começa nos dias 16 e 17 de abril. As mudanças serão divulgadas no site www.amazonasdragway.com.br.

De acordo com um dos organizadores da competição, Rafael Casagrande, o objetivo da alteração do regulamento é alinhar as regras vigentes com as das principais pistas de 402 metros do país.

MG_4268

“Existem diversas categorias de arrancada consideradas nacionais, o que torna importante esse alinhamento entre os regulamentos dos campeonatos, até para que os recordes sejam utilizados como parâmetro entre uma pista e outra”, afirmou.

Serão adaptadas 16 categorias de acordo com a nova regulamentação. Entre elas, a Standard (ST), Dianteira Original (DO), Dianteira Super (DS), Dianteira Turbo A (DT-A), Dianteira Turbo B (DT-B), Dianteira Turbo C (DT-C), Força Livre Dianteira (FLD) e Traseira Original (TO).

Ainda segundo Casagrande, um dos exemplos da mudança é a proibição de adição de outras substâncias em veículos de categorias que utilizam o metanol como combustível. Ele ainda destaca as normas para a proteção dos pilotos.

 MG_4276

“Teremos em todas as categorias controles mais rígidos, com algumas obrigatoriedades de acordo com o coeficiente de segurança. Essa é uma das necessidades resultante do progresso do campeonato e da evolução do nível de preparação dos carros, que estão cada vez mais rápidos”, disse.

Reconhecido como um dos principais da modalidade no Brasil, o Campeonato Amazonense de Arrancada é realizado anualmente na pista Amazonas Dragway, localizada na estrada do Iranduba. Além de ser homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), é a única pista oficial de ¼ de milha (402 metros) das regiões Norte e Nordeste do país.

Mario Dantas