Campanha vai ensinar escolas a receberem doações de empresas

By -

empresa-amiga-da-educacaoAs escolas públicas de Manaus e interior do Estado vão receber, nos próximos meses, uma campanha de orientação para aderirem ao programa “Empresa Amiga da Educação”. A orientação será feita pelo deputado estadual Wanderley Dallas e sua equipe, que vão explicar aos professores, alunos e gestores como funciona o programa.

Aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Amazonas, o programa “Empresa Amiga da Educação” permite que empresas façam doações de materiais didáticos, tecnológicos, desportivos e científicos às escolas da rede pública.

O programa, de autoria do deputado Wanderley Dallas, também permite que a iniciativa privada realize obras de conservação, ampliação e limpeza dos colégios.

Nas visitas que fará às escolas, o deputado vai orientar alunos, professores e diretores sobre o funcionamento do programa. A ideia é aproximar as empresas e escolas e, dessa formar, melhorar a qualidade do ensino público.

Dallas disse que o programa já existe em outros Estados, onde grandes e médias empresas ‘adotam’ escolas públicas. “Nestas parcerias, as empresas podem fazer doações de livros, materiais de pesquisa científica e artigos esportivos, entre outros itens”, explicou Dallas. “A parceria também pode ser feita por meio de obras na escola, como reforma de quadras, auditórios e até conserto de aparelhos de ar condicionado quebrados”, acrescentou.

O parlamentar citou os exemplos das empresas Petrobras, Google, Net, Bradesco e Rede Globo, que auxiliam escolas públicas. “São empresas que executam ações de ‘política social’ e colaboram para a construção de um mundo com menos desigualdades”, ressaltou o deputado.

Como contrapartida às doações feitas às escolas, as empresas podem usar suas logomarcas em campanhas de marketing e publicitárias vinculadas aos nomes dos colégios. “Isso prova que as empresas estão interessadas em reduzir as desigualdades sociais e levar educação de qualidade às crianças e jovens”, completou Dallas.

Roberto Brasil