Campanha pela criação de Unidade de Conservação para o sauim-de-coleira

By -

Representantes de órgãos ambientais que idealizaram a “Campanha Salve o Sauim”, entregaram nesta terça-feira (21) ao secretário estadual do Meio Ambiente, Marcelo Dutra uma moção pedindo a criação de uma Unidade de Conservação (UC) para o sauim-de-coleira, o primata símbolo de Manaus, que corre risco de extinção. O deputado Luiz Castro (Rede), que preside a Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), participou do ato.

O coordenador da campanha, Mauricio Noronha expôs ao secretário a necessidade de criação da UC, para garantir a proteção integral ao sauim-de–coleira, numa área de cerca de 10 mil hectares, entre os municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus.

“Não dá mais para adiar esse compromisso com um primata que só existe em Manaus e no entorno da cidade, especificamente na região de Rio Preto e Itacoatiara, e que figura na lista das 25 espécies ameaçadas de extinção no Planeta”, alertou Maurício Noronha.

As principais ameaças ao sauim-de-coleira, segundo Noronha, são o crescimento desordenado da cidade, o desmatamento das áreas verdes e os grandes empreendimentos empresariais, que fragmentam o habitat da espécie e tem provocado a redução drástica da população de sauim.

Criação do corredor ecológico urbano

O secretário Marcelo Dutra garantiu apoio à campanha e assumiu o compromisso de se empenhar pela criação da Unidade de Conservação para o sauím-de-coleira.

Para o deputado Luiz Castro, o compromisso assumido pelo secretário e a disposição da Prefeitura de Manaus em iniciara a discussão da criação do corredor ecológico urbano, são fundamentais pata a conservação da espécie. “São iniciativas que agregam valor ao turismo e colocarão o Amazonas como protagonista na causa ambiental”, completou o deputado.

Participaram do ato de entrega do documento, representantes da OAB, do Ibama, do ICMBio. A moção é assinada também por órgãos ambientais nacionais e internacionais.

Roberto Brasil