Campanha ‘Páscoa Solidária’ arrecada alimentos e produtos de higiene para pacientes com câncer

By -

A pouco mais de um mês para a Páscoa, importante data do calendário religioso, em que as famílias cristãs celebram a ressurreição de Cristo, a Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), entidade de cunho filantrópico, lança a campanha “Páscoa Solidária 2017”.

O foco é a arrecadação de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e demais produtos de higiene pessoal, para destinar a pacientes de baixa renda com câncer, em tratamento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Segundo a diretora administrativa da ONG, Marília Muniz, a entrega ocorrerá em data próxima ao feriado, durante programação elaborada especialmente para a ocasião.

A doação dos produtos pode ser feita na sede da Lacc, situada na rua Padre Manoel de Nóbrega, Dom Pedro, atrás do colégio La Salle. Quem desejar contribuir com valores, deve entrar em contato através do call center da Liga, pelos telefones 2101-4949 e 2101-4900. De acordo com a diretora, as celebrações em datas comemorativas servem também para aproximar as pessoas, fazer o bem e promover momentos de confraternização e afeto junto a quem enfrenta um momento delicado na vida, como é o caso dos portadores de câncer.

A destinação dos itens arrecadados envolverá profissionais e voluntários da entidade, colaboradores e funcionários da FCecon. A iniciativa busca humanizar o ambiente hospitalar e levar solidariedade às famílias e aos doentes, que encontram-se fragilizados em função do diagnóstico e da terapia prolongada.

Reabilitação

Esse contato pessoal significa muito para quem enfrenta o câncer e, muitas vezes, faz com que as pessoas se conscientizem que vale a pena lutar e que a doença tem cura. Há relatos e evidências científicascomprovando que ações como essa ajudam na reabilitação de pacientes com diversas enfermidades. Mas, independentemente disso, nossa intenção é levar um pouco de esperança a essas pessoas e mostrar que nos importamos com elas e nos solidarizamos”, comentou.

A campanha segue até a primeira semana de abril, época que precede o feriado da Páscoa, marcado para dia 16 (domingo). A diretora lembra que, durante todo o ano, a população também pode doar valores à entidade. A ONG disponibiliza, ainda, uma conta bancária para transferências online (Bradesco, conta-corrente 691.017-3, agência 0482-0, CNPJ 044991820001-48). Toda a arrecadação é voltada à manutenção de projetos sociais de extrema importância para os pacientes de baixa renda em tratamento especializado em Manaus, ressalta Muniz.

Entre eles, estão: doação mensal de cestas básicas a famílias cadastradas na ONG, distribuição matutina de lanches na Fundação Cecon, transporte de pacientes para tratamento na instituição, custeio de aluguéis sociais a pessoas oriundas do interior do Amazonas e de estados vizinhos, suporte de recursos humanos e ações de prevenção, entre outros.

Hospedaria

A Lacc é uma entidade fundada há 62 anos, com o objetivo de combater o câncer nos seus mais diversos níveis. Em 2015, a ONG inaugurou sua sede, instalada na rua Padre Manoel de Nóbrega, Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus. Nas instalações, estão disponíveis sala de lazer, de curativos, refeitório, call center, setor administrativo e hospedaria, com capacidade para abrigar cerca de 40 pessoas.

No entanto, destaca Marília Muniz, a área para hospedagem ainda não está sendo utilizada por falta de recursos para manutenção. Nos últimos dois anos, a entidade perdeu receita, em função da crise econômica, e precisa aumentar sua arrecadação para colocar o espaço em funcionamento diário. “Contamos com a ajuda da população para ampliar nossas ações no Amazonas e ajudar a população mais carente. Para doações, basta entrar em contato com a Lacc pelos telefones da instituição”, assegurou.

Áida Fernandes