Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta sexta-feira

By -

MANAUS/AM - 06/11/2013 VACINAÇÃO ANTIRÁBICA. FOTO: ALTEMAR ALCANTARA / SEMCOMA Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia nesta sexta-feira, 26, a etapa urbana da 35ª Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Animal que está dividida em três etapas: a Etapa Rural – Fluvial, que contempla as comunidades ribeirinhas localizadas às margens dos rios Negro e Solimões; a Etapa Rural – Terrestre, que contempla ramais e vicinais; e a Etapa Urbana, concentrada em bairros estratégicos da capital. A abertura da campanha acontecerá, às 9h, na sede do Distrito de Saúde Leste (Disa Leste), na Rua das Rosas, s/n°, Jorge Teixeira I.Cobertura

Este ano, só na Etapa Rural (Fluvial e Terrestre), já foram vacinados 8.074 animais. Por meio do Centro de Controle de Zoonoses, a meta é vacinar 161.110 cães (80% da população estimada) e 45.458 gatos (100% da população estimada), totalizando 206.568 animais no município de Manaus.

MANAUS/AM - 06/11/2013 VACINAÇÃO ANTIRÁBICA. FOTO: ALTEMAR ALCANTARA / SEMCOM

Para a melhor cobertura, os vacinadores foram distribuídos nos quatro Distritos de Saúde da cidade e vão visitar as residências com a intenção de atender a toda população. No ano passado, a campanha vacinou 211.370 animais.

Zonas geográficas visitadas

Na zona Norte, as equipes de vacinação estarão nos bairros Braga Mendes e Cidade de Deus; na Zona Oeste, as equipes estarão nos bairros Parque Riachuelo e Parque São Pedro; e na Zona Leste, as equipes estarão nos bairros Coroado I, II, III, Conjunto Tiradentes, Petros, Vilar Câmara e Mauazinho. A vacinação vai acontecer até o dia 3 de novembro.

Mario Dantas