Campanha de prevenção sobre dengue e chikungunya alerta população de Figueiredo antes do Carnaval

By -

dengue-figueiredo-01Da Redação – Antes do carnaval a Secretaria de Saúde realiza campanha preventiva contra a Dengue e Febre Chikungunya: a folia “momesca” acontece, mas passa, e a saúde da população necessita de cuidados sempre.

A Vigilância em Saúde de Presidente Figueiredo, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, foram às ruas para alertar a população sobre a Febre Chikungunya, orientando quanto a prevenção e distribuindo materiais educativos para que a população possa colaborar  com ações  preventivas contra a Dengue e a Febre Chikungunya. A campanha percorreu ruas e avenidas do centro comercial da cidade. Dentre outros assuntos relacionados, foram abordados as responsabilidades, que cabem ao morador;  como cuidar bem do lixo doméstico, não deixar água parada em vasos; pneus ou outros recipientes proliferadores do mosquito transmissor da dengue.

dengue-figueiredo-02A febre chikungunya surgiu em algumas regiões da África, depois foi se espalhando por países da Ásia, Europa – em inúmeros casos – até chegar às Américas. É uma doença viral transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e, por isso, os sintomas são parecidos. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue, em no máximo sete dias, a contar do momento em que foi infectado, os sintomas da doença começam a aparecer.

Por serem alvo do mesmo transmissor, os sintomas são parecidos, bem como o tratamento. A diferença é que a febre chikungunya tem o período mais curto, os sintomas hemorrágicos são menos observados, há sensação de fortes dores nas articulações, com sinais de flogose – vermelhidão, dor, inchaço e calor.

dengue-figueiredo-03No caso da dengue, se não for diagnosticada logo, há mais risco da doença evoluir para a forma hemorrágica, com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes. As duas doenças são diagnosticadas com exames de laboratório e podem se manifestar em um mesmo paciente.

O objetivo da Campanha é justamente, estar atento combatendo os focos do mosquito transmissor, conscientizando a população de que prevenir é o melhor remédio, pois, a Terra das Cachoeiras é um paraíso para se curtir as belezas que a natureza oferece, e, a prevenção é de fundamental importância para deixar tranquila a população da região e visitantes.  (David Almeida – Chiquinho Carioca)

Roberto Brasil