Campanha de Prevenção de Queimadas e Incêndios é lançada no Amazonas

By -
queimadaA Campanha de Prevenção de Queimadas Rurais e Incêndios Florestais é lançada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), nesta quinta-feira (02), nos municípios das regiões Metropolitana de Manaus e Sul do Amazonas, durante o período de outubro a novembro de 2014.

Essas áreas são consideradas prioritárias, porque concentram maior intensidade de foco de calor, de acordo com os Boletins de Monitoramentos dos Focos de Calor, expedidos pelo Centro Estadual de Mudanças Climáticas (CECLIMA/SDS).

A campanha tem mobilizado, desde o mês de agosto, ações do Centro Integrado Multiagências de Prevenção, Controle e Combate aos Desmatamentos e Queimadas do Amazonas (CIMAM-AM), que tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção, controle e combate aos desmatamentos ilegais, queimadas urbanas e rurais e incêndios florestais no Estado do Amazonas.

queimada-campanhaSão realizadas atividades de fiscalização, sobrevoos em regiões prioritárias (Região Metropolitana de Manaus e Sul do Estado), monitoramento de focos de calor, climático e meteorológico para a elaboração dos boletins informativos. Além disso, há atendimento de denúncias, bem como a distribuição de materiais de sensibilização contra queimadas e desmatamento, como a cartilha de utilização correta do uso do fogo com licenciamento, faixas, folders informativos e spots de rádios.

Tais ações contemplam o Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento do Amazonas (PPCD-AM), cujo objetivo é promover o uso sustentável do solo e reduzir o desmatamento e queimadas no Estado.

Este ano, a campanha é lançada em decorrência do acórdão n. 558/2014, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que concedeu a autorização para a realização da propaganda institucional.

Roberto Brasil