Campanha de prevenção de DST/Aids será levada à festa de três grandes bandas neste fim de semana

By -

dst-carnaval01A campanha de prevenção às DTS/Aids, organizada por meio de parceria entre as secretarias estadual e municipal de Saúde (Susam e Semsa), com o apoio de entidades não governamentais, será levada às festas de carnaval programadas para este final de semana na cidade. No sábado (7), equipes da campanha estarão fazendo a distribuição de preservativos durante as festas promovidas pelas bandas da Bica e da Difusora, no Centro. No domingo (8), o mesmo acontecerá na Banda do Boulevard.

A Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, que atua vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), informou que para as ações de prevenção a serem realizadas em todo o Estado, no período carnavalesco, serão disponibilizados 1,2 milhão preservativos.

A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, destacou que a importância do uso do preservativo nas relações sexuais está mais uma vez sendo reforçada pelo Ministério Saúde, como a melhor forma de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Pesquisa recente divulgada pelo Ministério aponta que maioria dos brasileiros (94%), sabe desta importância, ainda assim, 45% da população sexualmente ativa do País não usaram preservativo nas relações sexuais casuais. “É um dado muito preocupante, que tem reflexos no aumento no número de casos das DSTs e de pessoas com HIV positivo”, ressaltou a diretora Graça Alecrim.

Outra questão que a campanha deste ano busca reforçar é a realização dos chamados testes rápidos, para o imediato início do tratamento, nos casos de diagnóstico positivo. “Estes testes – para Sífilis e HIV – estão disponíveis na rotina de atendimento da FMT, na Fundação Alfredo da Matta, em Unidades Básicas de Saúde da capital e do interior do Estado”, ressaltou a diretora.

O Amazonas registrou, em 2014, 1.176 novos casos Aids. Considerando a série histórica do período entre 1986 a 2014, o Estado já registrou 11.072 casos da doença. Manaus concentra o maior número de casos notificados, seguida de Tabatinga, Parintins, Tefé, Itacoatiara e Coari.

Parcerias – A campanha de prevenção às DST/Aids vem sendo realizada desde 23 de janeiro, com a distribuição de preservativos acontecendo nos ensaios das escolas de samba e também em festas promovidas por blocos e bandas em várias partes da cidade. No dia 12, haverá uma ação na área da Manaus Moderna; no dia 13, as equipes visitarão o camelódromo da av. Epaminondas; no dia 16, as atividades acontecem durante a Banda das Pererecas, na Lagoa Verde. “As instituições parcerias também estarão atuando nos três dias de desfiles no Sambódromo e, ou seja, nos dias 12, 13 e 14 e, ainda, no dia 15, quando ocorre no local a festa do Bloco das Piranhas”, acrescentou Silvana Lima.

Na capital, as atividades da campanha serão todas executadas por meio de parceria entre o Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas – DABE/Susam, FMT-HVD, Núcleo de DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Manaus), Fundação Alfredo da Matta (Fuam), Programa Galera Nota 10 – SEJEL, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Serviço Social da Industria (Sesi), Rede Amizade & Solidariedade as Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, Associação Garotos da Noite (AGN), Fórum OSC/ Aids, Fórum LGBT/LBL, entre outros.

Roberto Brasil