Campanha de Multivacinação será aberta na segunda-feira (11)

By -

A Prefeitura de Manaus abre na próxima segunda-feira (11), às 10h, na Unidade Básica de Saúde Theodomiro Garrido, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul da cidade, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. A ação, que será realizada nas 182 salas de vacinação das unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), se estenderá até o dia (22). O Ministério da Saúde estabeleceu como o “Dia D”, dia de mobilização nacional, o sábado, (16).

A multivacinação é uma estratégia que o Programa Nacional de Imunização (PNI) vem adotando com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com atraso em esquemas vacinais.

Neste ano, a campanha irá trabalhar crianças à adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

“Normalmente, os adolescentes têm uma maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV e Meningocócica C”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visa melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

A Semsa vai disponibilizar as 16 vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação, nas 182 Unidades de Saúde com sala de vacina durante o período da campanha. No dia “D”,  as unidades de saúde estarão abertas, das 8 às 12 horas, com 3.000 profissionais para atingir o objetivo da campanha.

*Com informações da assessoria

Roberto Brasil