Campanha contra a raiva será em setembro

By -
O trabalho é de prevenção, casa por casa, esterilização e com as equipes moveis realizamos um total de 60 cirurgias/dia, disse Adail Pereira

O trabalho é de prevenção, casa por casa, esterilização e com as equipes moveis realizamos um total de 60 cirurgias/dia, disse Adail Pereira

Da Redação – O aumento de cães e gatos nas ruas de Manaus continua sendo uma preocupação não apenas pela transmissão de doenças que podem ocasionar aos humanos, mas pela falta de uma politica pública que oriente o trabalho. O Centro de Controle de Zoonoses de Manaus da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) anunciou para setembro a campanha contra a raiva e embora não existam dados oficiais desta população nas ruas da capital há muita demanda para consultas, cirurgias e outras orientações.

caes-e-gatos-vacinacao-blogdafloresta-2Em entrevista exclusiva ao Blog da Floresta, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Adail Adalton Pereira, disse que a demanda está sendo atendida com recursos humanos reduzidos, mas que dão conta pela quantidade de serviços prestados tanto na unidade central da Compensa quanto na unidades móveis das zonas Leste e Norte. “O trabalho é de prevenção, casa por casa, controle de natalidade (esterilização) com as equipes moveis realizamos um total de 60 cirurgias dia”, afirmou Adail.

Informou também sobre o trabalho de aplicação de veneno contra ratos realizado no centro, nas feiras da cidade. “Recomendo à população não dar alimento aos animais nas ruas, pois o maior problema nos criadores de animais é que não tem conhecimento das doenças que são transmitidas como a  Leptospirose, Toxoplasmose, Larva migrans, sarna, micoses e outras”, frisou.

caes-e-gatos-vacinacao-blogdafloresta-3Agendamento só para 2016

Jaciara Nobre, levou ao Centro de Controle de Zoonose em Manaus duas cadelas para castração. “Um vizinho meu conseguiu a vaga, demora um pouco e acho que precisamos mais centros para atender a demanda, pela quantidade de animais que vemos nas ruas”, disse.

Renata Q, estava com sua cachorra para ser castrada e afirmou que o agendamento foi através de uma ONG que cuida animais da rua, “Eu colaboro e me ajudaram a conseguir a vaga, pois só tinha para o próximo ano. Este centro da Compensa é o mais antigo. Agora com as unidades móveis esta melhorando, mas precisa melhorar muitos mais, isto pelas longas filas para atenção”, frisou.

caes-e-gatos-vacinacao-blogdafloresta-5Vacina contra a raiva em cães e gatos 

O diretor Adail Adalton Pereira anunciou que a partir do próximo dia 08 de setembro começa a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos e afirmou que um dos objetivos é reduzir o crescimento de animais tendo em conta que a estimativa é ter 10% de animais do total de habitantes. “250 vacinadores estarão trabalhando durante 33 dias, de segunda a sábado, durante a campanha contra a raiva em cães e gatos”, salientou o diretor do Centro. 

caes-e-gatos-vacinacao-blogdafloresta-4O Centro de Controle de Zoonose está localizado na avenida Brasil, s/n, Compensa I, próximo à feira coberta e à sede da Semulsp, na zona Oeste de Manaus, com serviços de vacina antirrábica para cães e gatos, cirurgia castração, serviço de remoção e captura (quando o animal é agressor ou em caso de doença terminal), eutanasia e outros. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e informações podem ser obtidas através dos números 3216-8153 e 3625-2655. As unidades móveis da zona leste ficam na Rua das Rosas, Distrito de Saúde Leste, e  da zona Norte está no CRAS de Cidade Nova. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil