Campanha arrecada livros para incentivar à leitura nas escolas municipais

By -

Therezinha Ruiz - Plenário CMM  - Edilânea Souza

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM) está realizando a “Campanha de Doação Voluntária de Livros: Doe Conhecimento”, em alusão ao Dia Nacional do Livro,  comemorado no último dia 29 deste mês. Os pontos de coleta ficarão dispostos nas duas recepções da CMM e no segundo andar, próximo a sala da presidência. Poderão ser doados livros desde livros infantis até clássicos da literatura Nacional e mundial.

O objetivo da Campanha é arrecadar livros para incentivar cada vez mais à prática da leitura no ambiente escolar, segundo explica a presidente da comissão, vereadora Therezinha Ruiz. Os livros arrecadados serão doados às bibliotecas das Escolas Municipais José Carlos Mestrinho, no Parque Dez de Novembro, e na Vicente Mendonça, no Grande Vitória, zona Leste. A campanha de arrecadação de livros vai até o dia 6 de novembro.

Segundo Therezinha Ruiz, a campanha coloca a contribuição do poder legislativo de incentivar e promover essas ações de incentivo à leitura. “A leitura contribui principalmente para a ampliação de vocabulário, na melhora da escrita, e aumenta ainda a capacidade crítica do indivíduo. E quando o poder legislativo proporciona estas ações, também está preocupado com o desempenho escolar de cada aluno, bem como no desenvolvimento da educação no município”, destaca Ruiz.

A parlamentar destacou ainda, uma pesquisa sobre países que aderiram às novas tecnologias no processo de aprendizagem e que ainda não tiveram resultados satisfatórios. “Mesmo vivenciando essa época do avanço das tecnologias, uma pesquisa divulgou recentemente, que alguns dos países que investiram na tecnologia em favor da educação, ainda não conseguiram obter bons desempenhos educacionais uma vez que, os alunos dispersam a atenção com os aparatos tecnológicos. E os livros ainda são uma importante fonte de pesquisa e aprendizagem”, ressalta Ruiz.

Dia Nacional do Livro

Surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil.

Mario Dantas